comunicacao@ctazm.org.br

31 anos de CTA-ZM: sonho que se sonha junto é realidade

O CTA começou oficialmente em 14 de novembro de 1987, período conhecido como o final da "abertura política lenta, gradual e segura" para a democracia, momento de incertezas, de aumento da dívida interna, de estagnação econômica, ano em que a inflação atingia 26% em um mês, mas também o ano de formação do Congresso Constituinte e um momento de esperanças de finalmente vivermos em um país democrático.

Nesse período, um grupo de jovens (estudantes e recém-formados na UFV), o "Grupo Alfa", em Viçosa sonhava com um país com menos desigualdades e mais justiça social. E foi com o apoio das famílias agricultoras, sindicatos e organizações parceiras que o Grupo Alfa conseguiu plantar a semente que gerou o CTA, e é com o apoio de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo que nós continuamos, por todos esses anos, sonhando, planejando, realizando e celebrando.

Em muitas das místicas das nossas reuniões, de mãos dadas, costumamos dizer: "Eu coloco a minha mão na sua e você coloca a sua mão na minha para que a gente possa fazer junto tudo aquilo que sozinho eu não consigo". Foi com as mãos de companheiras e companheiros que avançamos na agroecologia da região e do país e enfrentamos diversos desafios nesses 31 anos, provando que sonho que se sonha junto é realidade. E assim seguimos com os passos firmes e a cabeça erguida na luta por um país democrático no campo e na cidade! Vida longa ao CTA! Vida longa à agricultura familiar e à agroecologia! E o nosso muito obrigado a quem caminha de mãos dadas com a gente!

Autor: Wanessa Marinho

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000