comunicacao@ctazm.org.br

7 anos da Rede Raízes da Mata

Em 2018, nos distanciamos do nosso espaço físico original e nos consolidamos como um grupo ramificado e presente em diversos espaços em que a agroecologia atua. Acompanhamos o trabalho dos agricultores e produtores para certificar e garantir que não há uso de veneno e nem transgênicos. Priorizamos uso de alimentos de nossa rede ou com garantia orgânica no preparo de pães, biscoitos, tortas e outros processados por nós comercializados”, explica Nina Abigail, articuladora da rede.

Ela informa que atualmente, os produtos da Rede Raízes da Mata são encontrados na Feira Agroecológica da Violeira, Quintal Solidário (Aspuv) e Feiras Livres da cidade, além dos pontos fixos no CTA-ZM (Sítio Alfa - Violeira) e na casa 19 da Vila Gianetti, na UFV. O consumidor ainda pode receber em sua casa cestas de hortifruti e produtos processados.

Vale destacar como a Rede cresceu e se ampliou com o passar dos anos. No início, as pessoas interessadas entravam em contato com a equipe para encomendar seus produtos ou frequentavam a extinta Feira Raízes da Mata, que acontecia na casa 18 da Vila Gianetti (UFV), funcionando uma vez por semana. Esta feira, pioneira entre as feiras agroecológicas de Viçosa, acontecia toda sexta-feira.

Nina reconhece o sucesso que, para ela, servem de base para prosseguir: “Agradecemos a todos que estão desde o início ou chegaram depois, e já tanto contribuíram com nosso trabalho, à comunidade de Viçosa que nos acolheu e aos consumidores que sustentam essa iniciativa, dando preferência aos nossos produtos. 7 anos mas é só o começo, a ideia é avançar e consolidar cada vez mais a rede na região”.

Programação de aniversário

Para comemorar os 7 anos de atuação, a Rede Raízes da Mata articulou atividades em diversos espaços, participando de eventos durante os meses de setembro e outubro. Dentre eles, o 2° Festival Gastronômico de Viçosa (20 a 23 de setembro), Quintal Gastronômico e Cultural (quartas-feiras de setembro e outubro), além do mutirão que aconteceu no dia 29 de setembro, na propriedade do Zé Carlos e Maria do Socorro. 

Autor: Weliton Mateus

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000