comunicacao@ctazm.org.br

Assembleia Popular da Mineração é realizada na comunidade de Varginha, em Miradouro (MG)

Realizada nesta quarta-feira (16) na comunidade de Varginha, em Miradouro (MG), a Assembleia Popular da Mineração contou com a participação de cerca de 70 pessoas e foi um importante momento de agitação, formação e preparação para a jornada de lutas contra o avanço da mineração na região da Serra do Brigadeiro.

Para Douglas Oliveira, militante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e morador da comunidade de Varginha, a assembleia foi um passo importante para fortalecer a organização e planejar os próximos passos da luta.

“É fundamental que a comunidade se reúna e debata os desafios colocados para nossa região. A mineração tem avançado e nos afrontado. Durante a assembleia pudemos reforçar, novamente, o posicionamento coletivo de que aqui não será território para mineradora saquear os minérios às custas da destruição social e ambiental. Estamos cientes de que somente com organização e luta popular poderemos impedir o avanço do capital mineral em nossas comunidades”, afirma Oliveira.

Segundo a Comissão de Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro - articulação que envolve movimentos populares, pastorais e sindicais - o próximo passo será a realização de uma Assembleia Popular da Mineração no centro de Miradouro. O objetivo é envolver a população urbana na discussão sobre os avanços da mineração no município. A assembleia será realizada no próximo dia 29 de agosto, às 18:30, no ginásio da Escola Estadual Pe Alfredo Kobal.

Autor: Comunicação MAM

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000