comunicacao@ctazm.org.br

CTA-ZM é honrado com conquista da medalha de ouro Santos Dumont

“Estamos sendo reconhecidos pela nossa atuação na Zona da Mata e região. Por isso, devemos cada vez mais pautar a agroecologia e o debate de gênero, feminismo, juventude, cultura e educação popular. O CTA ao longo dessas três décadas sempre esteve presente também nos debates políticos contribuindo para a construção de eventos e políticas públicas que favoreceram a agricultura familiar e essa mobilização deve continuar”, afirmou o coordenador geral da ONG, Sebastião Farinhada (foto), que representou a equipe na cerimônia.

Nascido em Santos Dumont, Breno de Mello Silva (um dos fundadores da ONG), ressalta a importância deste reconhecimento, inclusive de forma pessoal: “Eu e José Leonardo de Paula Frossard saímos de Santos Dumont (nossa terra natal) para estudar agronomia em Viçosa e criamos com outros colegas a Comunidade Alfa e o Restaurante Vegetariano, e foi a partir dessa comunidade que depois surgiu o CTA-ZM, em 1987. E agora, com 39 anos que começamos esse trabalho com agroecologia, a medalha de ouro Santos Dumont foi entregue. Isso é um marco muito importante”, disse.

A medalha Santos Dumont foi criada em 1956 através da Lei Estadual n° 1.493 para homenagear pessoas e organizações por seus serviços prestados à sociedade. O ato comemora também o primeiro voo do 14-Bis, ocorrido em 23 de Outubro de 1906, na cidade de Paris (França), cuja façanha atraiu prêmios e olhares para o mineiro, que no dia 12 de novembro do mesmo ano, conseguiu registrar o primeiro voo homologado da história da aviação, com o mesmo 14-bis.

Autor: Weliton Mateus

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000