comunicacao@ctazm.org.br

Feira Agroecológica e Cultural da Violeira chega a sua 13ª edição

O pátio da Comunidade Presbiteriana de Viçosa (CPV) sediou na manhã do último domingo (6) mais uma Feira Agroecológica e Cultural da Violeira. O espaço de interação e expansão agroecológica contou com a presença dos agricultores e agricultoras familiares, produtores (a), consumidores (a), parceiros, incentivadores e apoiadores da iniciativa que é realizada desde agosto de 2015. 

Pão de queijo, bolos, sucos naturais, pão de mel de juçara, molhos, plantas e suculentas variadas, tapetes, bolsas, baú e abajur artesanais feitos de bambu, frutas e verduras orgânicas, hortaliças em geral, cosméticos naturais, dentre outros produtos foram oferecidos ao público que compareceu no local. A novidade desta vez foi a “Rádio Feira”, que propiciou momentos de descontração, propagando músicas, entrevistas, programas e informações sobre agroecologia aos participantes.

Terezinha, agricultora familiar e feirante, residente da comunidade rural do Cocais (próxima ao distrito de São José do Triunfo) em Viçosa, destacou a importância da vivência e compartilhamento das práticas agroecológicas: “Minha propriedade agora é Sítio Escola, onde recebo visitas de pesquisadores de outros países, estudantes de várias escolas e demais pessoas que queiram saber sobre agroecologia”, ressaltou com orgulho a agricultora familiar, que participa também de outras feiras agroecológicas no município. 

Para Sandra, moradora de São José do Triunfo, o cultivo de acelga, alface, almeirão, cebolinha, couve, rúcula e húmus lhe ofereceu autonomia tanto financeira quanto alimentar: “Eu trabalhava em casa de família, na época estava doente e precisava modificar minha alimentação, algo que não conseguiria com minha antiga rotina, atualmente como o que planto e gero renda com meu trabalho”, concluiu Sandra, que sempre comercializa seus produtos na feira, além de vendê-los durante a semana. 

Priscila Ladeira, técnica do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), um dos parceiros do evento, enfatizou que a Feira Agroecológica tem conseguido integrar as atividades propostas pelo projeto inicial. “Observamos pessoas gerando renda, consumidores de Viçosa e região tendo mais opções de produtos, num espaço que oferece música, lazer, diversão, entretenimento e cultura a crianças, jovens e adultos, valorizando relações que prezam pelo bem coletivo, isso é o mais importante”, concluiu. 

A Feira faz parte do projeto de extensão “Participação, integração e empoderamento comunitário: alternativas de desenvolvimento local para o bairro Violeira, Viçosa (MG)”, coordenado pela professora do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Ana Lidia Coutinho Galvão. O CTA-ZM e a CPV são parceiros diretos.

Autor: Weliton Mateus

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000