comunicacao@ctazm.org.br

Feira da Violeira celebra 2 anos de conquistas

A Feira Agroecológica e Cultural da Violeira foi pensada para valorizar a economia local e aproximar consumidores e produtores. Encurtando os canais de comercialização, os consumidores adquirem o alimento direto das mãos de quem produz (sem a exploração de um atravessador), o que permite que agricultores e produtores tenham domínio e consciência da renda gerada pelo seu trabalho.

E é importante destacar que desde o princípio a feira tem como missão não apenas o crescimento econômico como também a socialização e integração dos participantes. Portanto, todas suas edições contam com atividades de interação tanto para crianças quanto para adultos. Neste aniversário de 2 anos não vai ser diferente. Na programação tem dança circular para todas as idades, com a facilitação de Rubens Caligari; e oficina de birutas de vento, com Janaína Castro, para a diversão da criançada.

Nestes dois anos de atividades, a feira conquistou a participação de mais feirantes que no seu dia a dia constroem a agroecologia, ou seja, que têm consciência ambiental, social, cultural e política; mais consumidores interessados no consumo consciente e na alimentação mais saudável; e mais apoiadores para levar essa ideia adiante. A Feira que acontecia um domingo por mês, hoje acontece a cada 15 dias. E outro importante passo dado para a consolidação da feira foi a conquista do Kit Feira junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (SEDA). O kit, que chegou a Viçosa em abril do ano passado, contém duas balanças digitais, dez barracas, 20 jalecos e 60 caixas plásticas para transporte dos produtos.

A Feira Agroecológica e Cultural da Violeira é uma parceria entre a UFV, o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), a Comunidade Presbiteriana de Viçosa (CPV) e a Prefeitura Municipal de Viçosa. Os organizadores convidam a todos e todas para participar dessa celebração, que acontece neste domingo, 6 de agosto, de 8h às12h, no pátio da Comunidade Presbiteriana de Viçosa (CPV).

Autor: Wanessa Marinho

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000