comunicacao@ctazm.org.br

Fogueira do Farinhada: um símbolo da cultura popular mineira

No dia 28 de junho, o assentamento Padre Jésus, localizado na comunidade rural de São João do Norte, município de Espera Feliz (MG), recebeu um dos símbolos mais expressivos da cultura popular da Zona da Mata mineira: a tradicional Fogueira de São Pedro. Também conhecida como “Fogueira do Farinhada”.

De acordo com o cantor popular, Sebastião Farinhada, mais de 100 pessoas colaboraram com doações e na produção de quitandas e bebidas, limpeza do local, montagem do palco, barracas e demais estruturas do evento. Farinhada afirma que o que difere essa confraternização das demais festas juninas é que praticamente todos os alimentos são produzidos na própria comunidade e tudo é servido gratuitamente aos participantes, ou seja, nada é vendido.

A tradição, que existe desde 1976 atrai pessoas de fé e simpatizantes de vários lugares. “A celebração que começou com nossa família tem a intenção de agradecer pelas graças e milagres recebidos por Deus durante todo o ano” afirmou Farinhada. As atividades que vem ultrapassando gerações acontecem no dia de São Pedro.  

A participante Márcia Yoshie Kasai se encantou com a diversidade encontrada. “Artesanato, dança do pilão, quadrilha tradicional maravilhosa e alguns corajosos pra passar na fogueira à meia noite. O bacana é que tinham famílias inteiras curtindo aquele momento e eu pude reencontrar amigos de outras cidades que não via há tempos. Pretendo voltar no ano que vem” afirmou.   

Autor: Weliton Mateus

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000