comunicacao@ctazm.org.br

Intercâmbio Agroecológico na comunidade dos Vianas em Divino (MG)

A Comunidade Rural dos Vianas, localizada no município de Divino (MG), foi escolhida para receber mais um intercâmbio agroecológico no dia 8 de setembro. 

“Nosso município é rural, são mais de 30 comunidades na roça. Se a agricultura vai mal, Divino também anda cambaleando, por isso a relevância de debater esses temas importantes para todos nós” – é o que destacou o agricultor familiar Sandro Vilete, que acredita na união das pessoas e das comunidades para o fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia em Divino. Sandro afirmou que os intercâmbios despertam nos participantes a valorização de seus conhecimentos, que muitas vezes fica esquecido: “Cada um traz seu saber, sua muda, semente e a gente vai fortalecendo e enriquecendo o conhecimento popular”.

Durante o intercâmbio, a professora Irene Cardoso, do Departamento de Solos da UFV, trouxe a reflexão sobre os pacotes do agronegócio e quem é beneficiado com eles, ou seja, as grandes indústrias e laboratórios que geralmente visam o lucro desenfreado sem se preocuparem com a saúde humana e o meio ambiente. “Esse negócio de plantar só café, usando veneno e adubo nele, depois vendê-lo e ir para a cidade comprar coisas, foi incentivo do governo. E não para por aí… Devemos prestar atenção na “PL do veneno” (Projeto de Lei 6299/02) e nos políticos que estão trabalhando para que ela não passe no Congresso”.

Outros assuntos como educação no campo e êxodo rural também foram debatidos. Houve mesa da fartura, celebrações religiosas, atividades com as crianças e demais intervenções com o intuito de promover avanços no campo da agroecologia na região. O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), juntamente com a Universidade Federal de Viçosa e o Sindicato da Agricultura Familiar de Divino (SINTRAF) articulam os intercâmbios desde 2008 no município, sendo uma experiência consolidada e que serve de inspiração para outros municípios da Zona da Mata mineira e de todo o país.

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000