comunicacao@ctazm.org.br

Programa Mulheres e Agroecologia realiza oficina em Diogo de Vasconcelos

Pela manhã, a estagiária do “Mulheres” Sinthia Oliveira, dialogou com as participantes, assuntos voltados a políticas públicas e acesso a mercados, já que as agricultoras relataram que embora a produção em seus quintais seja grande, escoar e encontrar um mercado fixo são as maiores barreiras para a geração de renda. Elas também tiraram dúvidas sobre o funcionamento de uma associação, seus objetivos e burocracias, pois o grupo de mulheres da zona rural de Boa Vista pretende criar uma.

Durante a tarde, as mulheres participaram de uma oficina de “Filtro dos Sonhos”, facilitada pelo artesão João Vitor Dias. Cada uma pôde produzir seu próprio filtro, algo que encantou tanto as aprendizes que pediram “bis” quando o facilitador divulgou a experiência em seu instagram: “Ser mulher não é fácil, ser mulher do campo é ainda mais difícil. Mas ser mulher que luta por novos horizontes é engrandecedor e derruba paradigmas. Cada uma se encantou com a beleza e sutileza de algo que suas próprias mãos produziram, cada uma trouxe sua essência para seu filtro, por isso ficou maravilhoso”, elogiou João Vitor.

A agenda do projeto segue nos dias 24 e 25 deste mês com o encontro de avaliação das atividades de 2018 e articulação para os trabalhos a serem realizados no restante do ano. O momento é importante, pois todos os municípios parceiros estarão representados pelas agricultoras familiares e produtoras que fortalecem a agroecologia na Zona da Mata mineira e Leste de Minas, através do Movimento de Mulheres. O CTA-ZM, desde o ano 2000, vem investindo no trabalho com as mulheres, debatendo o feminismo, buscando empoderá-las e incentivando a organização econômica e a visibilidade do trabalho das agricultoras da região.

Autor: Weliton Mateus

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000