comunicacao@ctazm.org.br

Representante da ActionAid participa de atividades com o Projeto Curupira

Desde 2006 o projeto Curupira desenvolve o trabalho de arte, educação ambiental e agroecologia em escolas da Zona da Mata mineira. Atualmente são mais de 5000 pessoas (entre crianças, adolescentes e educadores) envolvidas no projeto, em uma parceria que abraça todas as instituições da rede pública de Araponga e Acaiaca, além de outras escolas nos municípios de Divino, Ervália e Viçosa. O trabalho já consolidado na região só é possível graças ao importante apoio da ActionAid – uma organização internacional que trabalha pela justiça social e pelo fim da pobreza.  

Buscando fortalecer ainda mais esta parceria, na semana passada aconteceram várias atividades com a presença da assistente de vínculos solidários da ActionAid, Laís Gallier. Além de participar de reuniões e treinamentos com a equipe do Curupira e demais técnicos do CTA, Laís esteve presente na EFA-Puris de Araponga, acompanhando as ações do projeto diretamente com os estudantes. Nesta atividade a equipe Curupira trabalhou o tema deste ano: “Comunicação”, abordando assuntos como comunicação não violenta, manipulação da mídia, fake news, comunicação popular, mídias alternativas, padrões de beleza e consumo, dentre outros.

Laís destacou que essa troca de conhecimentos gera experiências enriquecedoras para ambas as partes e que podem perdurar sim pelo resto da vida. “Para mim, o trabalho do Curupira é uma fonte de inspiração. Levamos várias metodologias daqui para trabalhar com outros parceiros da ActionAid pelo Brasil, por isso devemos focar nessa parceria e no público que estamos atendendo, até porque crianças e adolescentes devem ter acesso a esse tipo de informação, que não é passada na educação convencional”, concluiu.  

Hoje o projeto Curupira envolve 29 escolas públicas. E as coordenadoras Adeline Ribeiro e Rute Santos afirmam que são muitas as conquistas nesses 12 anos de atividades. “Há pessoas que participaram do projeto quando crianças e atualmente são professores nas mesmas escolas. Por aí a gente já percebe o tamanho da importância e da responsabilidade do Curupira em levar essa mensagem da agroecologia para diferentes gerações. Por isso, o objetivo é manter a qualidade do trabalho, valorizando sempre a nossa equipe, que é um grande diferencial nosso”.

Autor: Weliton Mateus

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000