comunicacao@ctazm.org.br

1º Intercâmbio Mirim: Troca de saberes e Agroecologia

"Se não plantar não nasce. Se não regar não cresce…”. E foi nessa perspectiva que aconteceu o Intercâmbio Mirim ontem (31), na sede do CTA-ZM, localizada no distrito rural da Violeira. Ao todo estiveram presentes 36 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos, sendo parte integrante do Projeto Conviver do CTA-ZM e outras que participam do Centro Cultural de Capoeira Angoleiros do Mar - Tribo do Morro, que trabalha com ensino de capoeira angola para crianças das comunidade do Morro do Escorpião no bairro Laranjal, coordenado pelo professor de capoeira Daniel Angoleiro.

Após a mistica de abertura, houve um espaço para apresentação da história da ONG desde a década de 1970 com a criação do Grupo Alfa de Ecologia, contada por Breno de Mello Silva, um dos fundadores e hoje técnico do Programa Sociobiodiversidade. Posteriormente aconteceu também a apresentação da sede, onde as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer as salas, o quintal, as trilhas, as árvores e os animais que vivem por lá.

Foto: Michele Sotero

Angela do Carmo Santos, técnica do Projeto Conviver e uma das articuladoras do Intercâmbio, destaca os diversos momentos de troca de saberes entre as crianças e adolescentes com funcionárias e funcionários da organização e acrescenta que “através desse intercâmbio elas e eles puderam conhecer a sede do CTA-ZM, sua história de origem e diversidade.”

Além disso, reflete acerca do principal objetivo do projeto no desenvolvimento das suas atividades, enquanto instrumento de conexão das crianças com a natureza e com a agroecologia: “buscamos sempre semear no coração das novas gerações a importância de viver e apreciar a agroecologia, que é diversa em significados ao nosso bem e para o bem da nossa casa comum!”.

Autor: Michele Sotero

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000