Ontem (25), foi realizada a oficina sobre Relatoria Gráfica, também chamada Facilitação Gráfica, no CTA. O estudante de Ciências Sociais, Ramon Teixeira, foi o responsável por ministrar a oficina aos estagiários do projeto Curupira.
Segundo Ramon, a Facilitação Gráfica é uma forma de colher informações de encontros, de palestras, de espaços de formação, trazendo o essencial daquilo que está sendo dito com desenhos, imagens, organogramas, setas, colagens, adesivos, etc. A Facilitação Gráfica deixa a informação mais atraente visualmente.
Para realizar esse tipo de relatoria, são necessárias duas pessoas: o relator (ou facilitador) e a pessoa que vai coletar as informações. A pessoa responsável por coletar as informações vai anotando elas em post its e entregando para o relator, que irá organiza-las em um painel, fazendo uma relação com desenhos e outras formas ilustrativas.
Ramon contou que a aprendeu a Relatoria Gráfica durante o III ENA: “Eu aprendi a Relatoria no III Encontro Nacional de Agroecologia. É algo que eu estou gostando muito de fazer, é muito divertido. Eu não quero que isso fique só comigo, que a gente consiga fazer mais oficinas e que mais pessoas aprendam”.
A oficina de Relatoria Gráfica continua na quarta-feira (27). Ela faz parte dos preparativos para a Assembleia Geral que acontecerá no mês de setembro, nos dias 4, 5 e 6; e que reunirá agricultores, colaboradores e a equipe do CTA.