comunicacao@ctazm.org.br

Produtoras da Cozinha Escola Comunitária do CTA-ZM participam do 1º Festival de Quitutes e Quitandas das Serras

O ato de se alimentar é natural, faz parte da cultura e envolve troca de experiências, afetos e memórias. Nesse sentido, resgatar, preservar e fortalecer a cultura culinária e agricultura familiar da região faz parte de um compromisso social, do povo com o povo, a ser incentivado pelo poder público.

Pensando nisso, as produtoras da Cozinha Escola Comunitária do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) decidiram participar do 1º Festival de Quitutes e Quitandas das Serras, que será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, na praça Silviano Brandão em Viçosa (MG), com apresentações culturais como congado, capoeira e atrações musicais durante todo o evento.

Para Efigenia Pereira, que já possui mais de 15 anos de experiência e atualmente é uma das produtoras da Cozinha, o Festival é mais uma oportunidade para apresentar as receitas que elas vêm desenvolvendo: "Uma oportunidade para as pessoas verem que tem muita coisa diferente que não precisa de ir ao mercado”, afirma.

O evento é promovido pelo Circuito Serra de Minas com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, através do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV).

Programação

Confira a programação completa abaixo e mais informações nas mídias sociais da PMV.

Sábado (10)

10h - Abertura

11h - Fanfarra (Divinésia)

13h - Trio Sertanejo

15h - Apresentação do Grupo de Congado de Ubá

Domingo (11)

13h - Grupo de Capoeira

14h - Banda Sociedade Musical Amantes da Lira (Guiricema)

17h - Congado de Canaã Romualdo Ferreira

Cozinha Escola Comunitária do CTA-ZM

(participantes do projeto após uma oficina de produção de quitutes)

A agricultura familiar camponesa possui um papel importante na produção de alimentos e no combate à fome no Brasil. No entanto, enfrenta diversos desafios como o processamento dos alimentos, a adequação sanitária e o escoamento da produção.

Assim, o objetivo do projeto, que deu início ao desenvolvimento da cozinha escola comunitária na sede do CTA-ZM, foi promover um espaço adequado para que os empreendimentos econômicos da agroecologia e da economia solidária e os grupos produtivos de mulheres pudessem beneficiar os seus produtos, seguindo as normas da legislação sanitária, garantindo qualidade e segurança para os consumidores.

Efigênia Gomes compartilha também em conversa a oportunidade que a cozinha proporciona às pequenas produtoras e produtores. “Porque na casa da gente, para adequar e a vigilância sanitária aprovar, é muita burocracia. Tendo a cozinha, a gente reveza e usa. Porque ela é toda legalizada, higienizada e dá para as pessoas produzirem”.

Além disso, a iniciativa promove um maior reconhecimento e a possibilidade de inserção em outros mercados e supermercados, no município e em todo o estado, aumentando o volume de vendas e a geração de renda das famílias de base agroecológica.

Autora: Michele Sotero
Fotos: Vanessa Maciel

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000