comunicacao@ctazm.org.br

Projeto Água Limpa constrói fossas biodigestoras e busca recuperar nascentes em Acaiaca-MG

Recuperar as nascentes é promover a vida. E na comunidade de Fidalgo, no município de Acaiaca, essa prática tem sido realizada através de mutirões com o apoio das moradoras e moradores da comunidade, da Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFA Paulo Freire) e do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM).

A atividade faz parte do Projeto Água Limpa, de autoria e execução da EFA Paulo Freire com o apoio da Eletrobras Furnas, e tem o objetivo de proteger as nascentes da região, bem como construir diversas fossas biodigestoras nas comunidades tradicionais e quilombolas do município.

Uma das nascentes a ser recuperada pelo projeto tem uma história bem interessante. De acordo com as moradoras e moradores da comunidade, no passado, a água vinda dela nascia a cerca de 300 a 400 metros acima do local que se encontra hoje. No entanto, por conta da degradação ambiental (desmatamento, pastagem, queimadas etc) o volume de água foi diminuindo e a altura da nascente está cada vez mais baixa. Nesse contexto, por meio do Projeto Água Limpa, foi realizado na última sexta-feira (22) o processo de cercamento e proteção desta nascente.

Para José Maurício Pereira, o cercamento foi benéfico para a comunidade. Ele conta também sobre a prática de preservação e recuperação que será usada, buscando aumentar o nível da água: “Porque cercando a água, ela aumenta. A cerca ficou muito boa que nós fez aqui. Agora vamos plantar perto da cerca aqui pra aumentar a água. Penso que é o que todo mundo tinha que fazer”, conclui.

De acordo com o técnico do Programa Sociobiodiversidade do CTA-ZM, Daniel Nocera, a expectativa sobre o cercamento é que, combinada a práticas de preservação e recuperação de áreas degradadas, aumente o volume da água, retomando em algum nível a altura da nascente.

Além disso, as casas localizadas em Fidalgo não possuíam o devido tratamento de esgoto. Portanto, buscando auxiliar na garantia desse direito constitucional, o projeto deu início ao trabalho de saneamento, com a construção de fossas biodigestoras nas casas em torno do fluxo da água do córrego. 

Autor: Michele Sotero

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000