comunicacao@ctazm.org.br

Troca de Saberes une saber popular e científico na UFV

O grande encontro da agroecologia, que coloca o saber popular no centro do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), reuniu agricultoras e agricultores familiares, juventude rural, indígenas, quilombolas, crianças, estudantes, professoras, professores, técnicas e técnicos (de vários estados do Brasil) no gramado escola da UFV, proporcionando diversos debates e vivências e fortalecendo o movimento agroecológico.

Temas como a busca pela soberania popular na mineração; respeito aos povos originários e quilombolas; políticas públicas para a agroecologia e a agricultura familiar; diversidade do cultivo e acesso a alimentos saudáveis livres de agrotóxicos; a legalização para uso medicinal de plantas como a Cannabis; divisão justa do trabalho doméstico e dos cuidados; e a importância do trabalho das mulheres em diversos espaços foram abordados nos mais de 40 espaços realizados ao longo dos dias de evento.

Momentos simbólicos também marcaram o encontro, como a abertura inter-religiosa, a apresentação dos grupos da cultura popular e o ato público, expressando através de manifestações políticas, culturais, religiosas e artísticas, os anseios e as esperanças das companheiras e companheiros de luta.

Agroecologia nas Eleições

Na quarta-feira (17/08) foi realizado espaço junto com candidatas e candidatos a parlamentares estaduais e federais para adesão à carta-compromisso da iniciativa “Agroecologia nas Eleições”. No momento da assinatura, cada candidato destacou os seus motivos para apoiar a agroecologia. A carta é elaborada pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e faz parte de uma iniciativa que busca fortalecer a defesa do meio ambiente e da soberania e segurança alimentar e nutricional, valorizando iniciativas da sociedade civil organizada e dando visibilidade às inúmeras experiências que existem por todo o país.

Organização

A Troca de Saberes é construída de forma coletiva pelo Núcleo de Educação no Campo e Agroecologia (ECOA-UFV) com o apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV), do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) e de várias organizações da Zona da Mata Mineira, como sindicatos e cooperativas da agricultura familiar, e movimentos sociais.

O ábum de fotos da Troca de Saberes pode ser acessado aqui

Autora: Michele Sotero 
Fotos: Wanessa Marinho e Michele Sotero 

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000