comunicacao@ctazm.org.br

A cultura popular resiste: Festa de Nossa Senhora do Rosário

É nesse lugar que, todos os anos, acontece uma grande festa religiosa e de celebração da cultura popular – a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Durante dois dias, os devotos que integram a Banda de Congo José Lúcio Rocha realizam cortejos e rituais pela cidade para agradecer as bençãos recebidas por Nossa Senhora do Rosário. Essa festa é realizada há mais de 130 anos, é uma tradição que passa de pai para filho, através da história oral, e que tem resistido ao tempo.

O Congado é uma manifestação popular cultural, que tem as suas origens na formação do Brasil com ascendência africana. A “Festa do Congado” ou “Festa do Rosário” celebra as almas dos antigos congos e relembra os sofrimentos da escravidão, a separação, a dor e a saudade que os negros sentiam da sua mãe África e dos seus parentes. A festa é também uma demonstração de fé em Nossa Senhora do Rosário, a santa protetora dos homens pretos e, principalmente, uma celebração da vitória da libertação dos escravos – celebração que se realiza através do resgate da sua cultura, raízes e tradições, transformados em devoção à Santa e em festa para toda a comunidade.

Essa grande manifestação da cultura popular é um orgulho para a nossa região. A programação teve início no dia 11 de outubro com a novena em celebração à Nossa Senhora do Rosário e nesse final de semana acontece os dois grandes dias de festa. Ainda dá tempo de participar e você está convidado (a) a contribuir com a resistência da cultura popular. Prestigie a Festa de Nossa Senhora do Rosário - de Airões e da comunidade Córrego do Meio! A sua presença será motivo de muita alegria! Confira a programação!

 

Autor: Wanessa Marinho

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000