comunicacao@ctazm.org.br

Avança a construção do Plano Regional de Agroecologia da Zona da Mata Mineira

Realizada na quarta-feira (16), a oficina reuniu mais de 20 organizações e representantes de diferentes municípios para avançar na definição dos eixos, metas e iniciativas do Plano Regional de Agroecologia que irá orientar as articulações em defesa da Agroecologia na região. Estavam também presentes os assessores dos deputados Leninha, Rogério Corrêa, Beatriz Cerqueira, Padre João e Leonardo Monteiro, que apoiam o Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata.

As propostas construídas no âmbito do II Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) foram utilizadas como base para a construção do Plano Regional, que também reconhece e incorpora propostas construídas a partir das inúmeras experiências já desenvolvidas na região. A expectativa é que o Plano Regional amplie e qualifique as iniciativas, articuladas em diferentes frentes temáticas, e possibilite uma maior integração dos programas, planos e ações com as prefeituras municipais e com as políticas públicas estaduais.

Um seminário ampliado para revisão e aprovação final das propostas deve ocorrer ainda nos primeiros meses de 2020. Até lá, as consultas aos órgãos públicos, parlamentares, cientistas e técnicos, além das comunidades e movimentos sociais da região, seguem em um intenso processo de colheita.

A partir de agora os assessores dos deputados irão articular, junto a Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Agroecologia, diálogos com órgãos estaduais para debater a pré-proposta de Plano. Welington Neto, vereador de Rio Pomba (MG), e Sávio José, vereador de Viçosa, também irão procurar promover diálogos com vereadores e prefeitos da região. Para enviar propostas e participar desta construção, escreva para: polodeagroecologiazm@gmail.com.

Para quem não sabe, o Projeto de Lei 4.029, que instituiu a Zona da Mata Mineira como Polo Agroecológico e de Produção Orgânica, é de autoria do deputado Rogério Correia (PT) e foi sancionado como lei na Assembleia Legislativa no dia 28 de dezembro de 2018.

Autor: Natália Almeida Souza

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000