comunicacao@ctazm.org.br

Feira Agroecológica e Cultural da Violeira comemora 4º ano de resistência

No último domingo (18), a Feira Agroecológica e Cultural da Violeira celebrou 4 anos de existência e resistência! A comemoração aconteceu no pátio da Comunidade Presbiteriana de Viçosa (CPV) e contou com a participação de produtores(as), feirantes, consumidores(as) e colaboradores da feira.

Artesanatos, quitandas, doces e salgados, verduras, frutas e hortaliças orgânicas foram alguns dos produtos expostos pelos feirantes que integram o coletivo da feira. A apresentação musical ficou por conta de Thyaga, Adê Ribeiro Cris Assis e Priscila Niquini, que alegraram a manhã com canções que valorizam a infância e a temática ambiental. Estudantes do Curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV) conduziram atividades e brincadeiras lúdicas para as crianças. No final da manhã foi hora de cantar parabéns pelos 4 anos da feira, com direito a bolo e uma linda ciranda de celebração.

De acordo com Ana Lidia Galvão, coordenadora da feira, celebrar mais um ano é uma realização gratificante: “são 4 anos nesse processo de divulgação da agroecologia, da economia solidária, de incentivo à economia local… isso é um avanço muito grande. Temos muito o que comemorar mesmo!”. Ela ainda ressalta que a feira não é apenas um espaço para encontrar alimentos agroecológicos e saudáveis, mas também espaço de socialização onde as pessoas podem desfrutar uma manhã de domingo prazerosa.

Terezinha Maria (agricultora familiar e feirante), sorridente, contou com orgulho o que essa comemoração representa: “eu participo da feira desde o começo e esse aniversário é mais uma vitória, mais um ano que estamos dando continuidade nesse trabalho”. Além da exposição dos produtos na feira, ela destaca que as amizades, as relações e o convívio com pessoas também são muito importantes e constroem o ambiente do evento. Para completar a conversa, ela contou feliz que conseguiu formar seus cinco filhos através da produção da sua horta e que esse trabalho, que aprendeu com o pai e hoje ensina aos filhos, possibilita grandes conquistas para eles.

Para Márcia Kasai, coordenadora do Projeto Conviver do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), o nome da feira já diz: ela é “agroecológica e cultural, e consegue trazer a agroecologia próxima das pessoas. Uma forma delas terem contato com os agricultores, e estimular e incentivar as práticas agroecológicas”. Kasai também afirma que o evento “significa uma oportunidade de geração de renda para os agricultores e feirantes, onde a comunidade e outros tantos moradores que vêm de outros locais da cidade podem aproveitar esse momento de integração… além de ser um espaço de lazer seguro e agradável, especialmente para as crianças”.

A Feira Agroecológica e Cultural da Violeira é um projeto de extensão do Departamento de Economia Doméstica da UFV, em parceria com a Comunidade Presbiteriana de Viçosa e o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata.

Autor: Lara Viana

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000