comunicacao@ctazm.org.br

Termina hoje financiamento coletivo da Marcha das Margaridas 2019

Termina hoje a campanha de financiamento coletivo da Marcha das Margaridas 2019, que já conta com mais de 800 colaboradoras e colaboradores de todos os estados do país.

Hospedada em benfeitoria.com/marchadasmargaridas, a iniciativa faz parte da mobilização para a 6a. edição da Marcha das Margaridas, que levará 100 mil mulheres do campo, da floresta e das águas para uma grande manifestação em Brasília (DF), dias 13 e 14 de agosto.

Com recompensas virtuais e físicas, como fotos e chapéus de palha, a campanha espera conquistar, até as 23h59 de hoje, cerca de 200 apoios que faltam para complementar a Meta 2 e garantir melhor infraestrutura, comunicação, segurança e saúde para as trabalhadoras rurais que participarão da marcha.

A cada R$ 100, a organização pode apoiar a participação de até três Margaridas, que levarão à capital federal este ano o lema ‘Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência’.

Inspiradas na história da liderança camponesa Margarida Maria Alves, assassinada a mando de usineiros, em 1983, em Alagoa Grande (PB), as Margaridas marcham a cada quatro anos para levar suas propostas e quereres ao governo federal.

Este ano, com a pouca possibilidade de diálogo com o poder executivo, as trabalhadoras rurais, incluindo indígenas, quilombolas, ribeirinhas, pescadoras, marisqueiras, geraizeiras, faxinaizeiras e agricultoras familiares que produzem comida de verdade para a população brasileira vão ao centro do poder com uma plataforma política de defesa dos direitos das trabalhadoras e contra os retrocessos sociais e ambientais.

 

As parceiras da Marcha das Margaridas 2019

Realizada desde o ano 2000, a Marcha das Margaridas, em 2019, promove a sua 6ª edição, contando com a parceria de 16 organizações sociais e movimentos de mulheres representantes de vários segmentos.

Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), suas 27 Federações e mais de 4 mil Sindicatos filiados, a Marcha das Margaridas se constrói em parceria com os movimentos feministas e de mulheres trabalhadoras, centrais sindicais e organizações internacionais. Este ano são parceiras da marcha as seguintes organizações:

Marcha Mundial das Mulheres (MMM)

Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB)

União Brasileira de Mulheres (UBM)

Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE)

Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB)

Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS)

Movimento Articulado das Mulheres da Amazônia (MAMA)

GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia

União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes)

Confederação de Organizações de Produtores Familiares, Camponeses e Indígenas do Mercosul Ampliado (Coprofam)

Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR)

Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiros e Marinhos (Confrem Brasil)

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ)

Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Autor: Thadeu Melo

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000