Aqui na Zona da Mata mineira existe um pequeno distrito chamado Airões e ali há uma comunidade quilombola chamada Córrego do Meio. É nesse lugar que, todos os anos, acontece uma grande festa religiosa e de celebração da cultura popular – a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Durante dois dias, os devotos que integram a Banda de Congo José Lúcio Rocha realizam cortejos e rituais pela cidade para agradecer as bençãos recebidas por Nossa Senhora do Rosário. Essa festa é realizada há mais de 130 anos, é uma tradição que passa de pai para filho, através da história oral, e que tem resistido ao tempo.
O Congado é uma manifestação popular cultural, que tem as suas origens na formação do Brasil com ascendência africana. A “Festa do Congado” ou “Festa do Rosário” celebra as almas dos antigos congos e relembra os sofrimentos da escravidão, a separação, a dor e a saudade que os negros sentiam da sua mãe África e dos seus parentes. A festa é também uma demonstração de fé em Nossa Senhora do Rosário, a santa protetora dos homens pretos e, principalmente, uma celebração da vitória da libertação dos escravos – celebração que se realiza através do resgate da sua cultura, raízes e tradições, transformados em devoção à Santa e em festa para toda a comunidade.
Essa grande manifestação da cultura popular é um orgulho para a nossa região. A programação teve início no dia 11 de outubro com a novena em celebração à Nossa Senhora do Rosário e nesse final de semana acontece os dois grandes dias de festa. Ainda dá tempo de participar! Amanhã a partir das 4h da manhã a celebração começa com a “alvorada” e todos os rituais seguem até o final da tarde.
Fotos: Wanessa Marinho (da Festa do Rosário 2018)
Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural
Caixa Postal 128
CEP: 36.570-000
Viçosa-MG
TelFax: (0xx31) 3892-2000