O Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é um espaço de articulação dos movimentos agroecológico e da educação do campo da Zona da Mata mineira, que procura aproximar iniciativas que potencializam as construções coletivas, a partir de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Participam do ECOA: o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), o curso de Licenciatura e Educação do Campo (LICENA-UFV), Programa TEIA de Extensão, Movimentos Sociais e Sindicais, Mutirão Ciranda, Rede Raízes da Mata, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV), Rede Nós de Água, Organização Cooperativa de Agroecologia (OCA), Rede de Saberes dos Povos Quilombolas (Rede Sapoqui), entre diversos outros parceiros.
O Mutirão Ciranda é composto pelos Grupos de Agroecologia da UFV, tais como Apêti (Grupo Apêti de Agroflroestas), SAUIPE (Saúde Integral em Permacultura), GAO (Grupo de Agroecologia e Agricultura Orgânica), Animais para a Agroecologia, Estágio Interdisciplinar de Vivências (EIV), GEIPO (Grupo de Estudos Interdisciplinares dos Povos Originários) e Micorrizas.
O ECOA e seus parceiros desenvolvem ações tais como Intercâmbios Agroecológicos, Caravanas Agroecológicas e Culturais, Feiras Agroecológicas e da Economia Solidária, trocas de sementes, Terreiros Culturais, Troca de Saberes, dentre outras. A Troca de Saberes é normalmente realizada em julho de cada ano, quando durante três dias várias atividades são desenvolvidas no campus da UFV.
Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural
Caixa Postal 128
CEP: 36.570-000
Viçosa-MG
TelFax: (0xx31) 3892-2000