O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) foi fundado em 1987, em Viçosa, Minas Gerais, em um contexto de crescente preocupação com o impacto ambiental da agricultura convencional e o desejo de promover um desenvolvimento rural mais sustentável.
O CTA surgiu como uma resposta às demandas de pequenos agricultores, técnicos e pesquisadores que buscavam alternativas à agricultura industrializada, que estava provocando a degradação ambiental e a exclusão social de muitas comunidades rurais.O CTA-ZM foi criado para promover a Agroecologia, um modelo de produção agrícola que valoriza o conhecimento tradicional, o uso sustentável dos recursos naturais e a justiça social. Desde o início, o CTA teve como missão apoiar a agricultura familiar e fortalecer as comunidades rurais através da capacitação técnica, da promoção de tecnologias sustentáveis e do desenvolvimento de redes de cooperação.
Ao longo dos anos, o CTA-ZM desempenhou um papel fundamental na construção da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), do Grupo de Trabalho de Mulheres da ANA, da Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) e do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata, uma rede que reúne agricultores, organizações da sociedade civil, universidades e parceiros comprometidos com a produção, comercialização e debate político sobre a agroecologia como o melhor caminho para a sociedade brasileira. Além disso, o CTA sempre teve um foco especial na educação popular e na formação de agricultoras, agricultores, jovens, adolescentes e crianças para que se tornem protagonistas e agentes de transformação em suas comunidades e espaços de atuação.
O trabalho do CTA-ZM vai além da produção agrícola. A organização também se envolve em questões como a a soberania e a segurança alimentar, a conservação da biodiversidade, a luta pela terra e pelo território, e a promoção dos direitos das mulheres, da juventude rural e das infâncias. Essas ações são realizadas por meio de projetos, eventos, intercâmbios, e da articulação política em defesa da Agroecologia e da Agricultura Familiar.
Hoje, o CTA-ZM trabalho articulado em rede (no território, em Minas Gerais, no Brasil e na América Latina) na promoção da Agroecologia e na defesa de um modelo de desenvolvimento rural mais justo e sustentável. A organização continua a ser um espaço de resistência, inovação e esperança para muitas comunidades da Zona da Mata mineira, além de inspiração para outras organizações e parceiros.
Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural
Caixa Postal 128
CEP: 36.570-000
Viçosa-MG
TelFax: (0xx31) 3892-2000