comunicacao@ctazm.org.br

A sede do CTA está localizada no distrito rural da Violeira, pertencente à cidade de Viçosa, que fica na região da Zona da Mata do estado de Minas Gerais. 

  

Tudo começou com o antigo Sítio Alfa, que teve esse nome por representar o início de tudo, já que alfa (α) é a primeira letra do alfabeto grego. O Sítio produzia e oferecia verduras e legumes para moradores e restaurantes vegetarianos de Viçosa. O Grupo Alfa de Agroecologia que já orquestrava esse movimento desde 1975 em Viçosa, influenciou bastante no nome do sítio como percebemos. Porém, só em 1987, surgiu a ideia de montar um Centro, que atualmente é a ONG Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, mais conhecido como CTA-ZM. 

  

As primeiras paredes foram literalmente erguidas pelos membros do grupo Alfa e, com o passar dos anos, a estrutura do lugar foi aumentando... Atualmente, o espaço possui um ambiente diferenciado e harmonioso de trabalho. A preservação da natureza e a interação com esse ambiente é o que faz do CTA um lugar único e tranquilo que foge totalmente do sistema tradicional e sistemático de outras organizações. 

  

O CTA possui hoje uma sala de reuniões que recebe vários eventos e encontros com parceiros, associados e apoiadores do CTA. Conta ainda com dezenas de salas e espaços que possibilitam um desempenho maior e eficaz do desenvolvimento das suas atividades e projetos, além de um alojamento com capacidade para abrigar aproximadamente 40 pessoas.   

  

A cada ano, o CTA reformula e/ou constrói novas estruturas com diversas novidades para abraçar o constante desenvolvimento pessoal e profissional de técnicos e estagiários que se envolvem juntamente nas práticas realizadas em cada projeto. 

  

Há também uma grande área de floresta no espaço da organização, onde são realizados manejos e experimentos de sistemas agroflorestais (SAFs) com vários biólogos, agrônomos, engenheiros florestais - estudantes que aproveitam a oportunidade para aprofundar seus conhecimentos e profissionais já formados da UFV que acreditam na agroecologia.  

  

A alimentação é uma grande preocupação de todos nós, não é mesmo? No CTA também não é diferente! Aqui são oferecidos lanches e refeições para a equipe e convidados sempre procurando optar por produtos orgânicos e agroecológicos, que são muito mais benéficos à saúde e ao meio ambiente. 

  

A popular “vendinha da Anginha” e o brechó do CTA oferecem produtos diversos e incentivam a economia solidária. A variedade vai desde alimentos agroecológicos à produtos artesanais e camisetas, onde o consumidor sai sempre satisfeito com a receptividade e com o precinho bem camarada. 

  

No CTA são dezenas de pessoas atuando diariamente para fortalecer e promover a agroecologia como ciência, prática e movimento, não apenas na Zona da Mata Mineira, como também no Brasil e no mundo. 

  

  

Você sabe como chegar à sede do CTA? 

  

Viçosa é uma cidade do interior das Minas Gerais que fica a 224 Km de Belo Horizonte, capital do estado; a 673 Km da grande São Paulo; a 355 Km da cidade do Rio de Janeiro; 1.811 Km de Porto Alegre; a 949 Km de Brasília; a 4.130 Km de Manaus; e a 2.317 Km de Fortaleza. 

  

Para chegar na Violeira, você deve pegar a BR 482, no sentido Viçosa-Juiz de Fora e na primeira rotatória, você deve entrar à esquerda. Após 800 m, você desvia novamente a esquerda, entrando em uma estrada de terra, automaticamente você já está na Violeira. Percorra 1,5 Km e você irá encontrar a sede do CTA do seu lado direito. 

  

 

Seja bem-vindo!

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000