Desde maio de 2019, a construção do Sistema Participativo de Garantia da qualidade da produção orgânica (SPG) vem articulando agricultoras/es, comunidades tradicionais, grupos produtivos, sindicatos, associações, cooperativas, organizações de assistência técnica, instituições de pesquisa e ensino, consumidoras/es e comunidades locais, em diferentes encontros em nível regional, municipal e local.
Com princípios fundamentais como a autonomia, a confiança e a participação ativa, no SPG não é um técnico ou uma empresa que verifica se a produção obedece às normativas que regem a produção orgânica, mas são as próprias agricultoras e agricultores que fazem o controle social, amparados por uma rede plural de atores, co-responsáveis pela verificação da conformidade.
Assim, mais do que possibilitar o selo orgânico, a certificação participativa é um processo capaz de fortalecer o trabalho das famílias, das organizações e do território como um todo.
Saiba mais nos nossos boletins informativos sobre o trabalho das famílias agricultoras para a construção do SPG na Zona da Mata
Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural
Caixa Postal 128
CEP: 36.570-000
Viçosa-MG
TelFax: (0xx31) 3892-2000