Filha de família agricultora, casada, mãe de três filhos, liderança no movimento de mulheres como também na sua comunidade e município, Solange tem uma pequena propriedade, o Sítio Recanto da Serra, herdada de seus pais, lugar onde sempre viveu e fonte de seu sustento.
Embora fosse considerada uma pessoa muito tímida, desde nova sua atuação envolvia a participação em movimentos de igreja e movimentos sociais. Vinda de uma família de costumes bastante tradicionais, seguia todos os padrões impostos pela sociedade sobre o que é ser mulher (mãe e dona de casa) e não acreditava que poderia assumir um cargo de liderança por desconhecer o valor de seu trabalho.
Em 2008, Solange se integrou ao Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas e, consequentemente, começou a participar do Programa de Formação Feminismo e Agroecologia (PFFA) do CTA. Nesse período, passou também a anotar o fluxo de produção de sua propriedade na Caderneta Agroecológica, compreendendo as relações econômicas e as dinâmicas de trabalho que perpassavam seus dias. Gradativamente foi percebendo o real valor do seu trabalho e a importância das mulheres estarem inseridas ativamente nos espaços de decisão. E é partir daí que a sua história começa a mudar.
Atualmente, Solange é uma grande liderança em sua comunidade e em seu município. No Sindicato, ocupa o cargo de Coordenadora do Departamento de Mulheres; é, também, uma das fundadoras do Grupo de Mulheres Raízes da Terra, do qual foi coordenadora geral por três anos; integra a Diretoria da Cooperativa de Produção; é Produtora de Café especial; e está participando do Curso de Formação Política, oferecido de forma remota pelo Programa Mulheres e Agroecologia do CTA.
Todos esses processos de formação contribuíram para a decisão de investir na sua autonomia e para o desejo de apoiar outras mulheres. Por essas razões, Solange é atualmente pré-candidata a vereadora no município de Espera Feliz, levando consigo e com sua candidatura as bandeiras de Direitos das Mulheres e da Agricultura Familiar Agroecológica.