comunicacao@ctazm.org.br

Terceiro dia: Caravana Agroecológica e Feminista da Zona da Mata e Leste de Minas

E chegamos ao último dia dessa experiência transformadora! Após organizar as mochilas e um café maravilhoso, as mulheres partiram para suas respectivas rotas! 

Na primeira rota passamos pela comunidade Ancorado, no município de Rosário da Limeira. Após uma roda de conversa no dia anterior e pela manhã em Muriaé, as mulheres puderam compreender sobre os impactos da mineração no território e a promoção da agroecologia na região, construída pelas famílias agricultoras, por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), da Cooperativa dos Produtores e Produtoras da Agricultura Familiar Solidária (Coopaf), do Centro de Estudo Integração Formação e Assessoria Rural (CEIFAR), bem como por organizações parceiras como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé e a ONG Iracambi.

Percebemos as diferentes formas de controle sobre o território e as experiências ditas “bem sucedidas” de recuperação de áreas degradadas pela extração de bauxita, divulgadas amplamente pela mineradora e pesquisadores de instituições de ensino e pequisa do território como um modelo de mineração sustentável. Ao final do trajeto avistamos a estrutura da barragem vista de baixo e, em seguida, da parte superior.

E vamos chegando a nossa última publicação da retrospectiva sobre a Caravana Agroecológica e Feminista da Zona da Mata e Leste de Minas!

Na segunda rota, visitamos o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB) onde realizamos uma roda de conversa com o gestor do parque e com as comunidades do entorno do PESB sobre a relação com o parque e os modos de vida das comunidades, como resistência às ameaças.

Após essa conversa, todas as mulheres partiram rumo a Viçosa, mais especificamente para a sede do CTA-ZM, onde desfrutaram de uma deliciosa feijoada! Depois desse momento, seguiram para uma roda de conversa no gramado escola da Universidade Federal de Viçosa (UFV) onde conversaram sobre suas percepções em relação as rotas do dia, relembrando os dias intensos de caravana. Se juntaram ao final, em um cortejo, com as pessoas que participavam da reunião de construção da Troca de Saberes com o Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA) da UFV, ao som das músicas tocadas pelo cantador popular Sebastião Farinhada.

Mas não acabou por aí! A mulherada ainda subiu mais uma vez nas vans e seguiu rumo novamente ao CTA-ZM, agora para celebrar, na feira mais charmosa de Viçosa, a agroecologia! Fogueira para aquecer o corpo, música para embalar a quadrilha do pé torto, alimentos deliciosos e muita prosa rodearam o encerramento dessa Caravana!

Agradecemos a tod@as que fizeram com que essa atividade se tornasse realidade e deixamos por aqui também um spoiler: novembro tem mais! E desta vez no território do Vale do Ribeira em São Paulo.

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000