
Com o tema “A Poética da Infância e a Força do Brincar”, Cacá apresentou a importância do brincar para o desenvolvimento e formação da criança nas várias fases da infância e nas diversas faixas etárias, assim como a importância do brincar também na fase adolescente e adulta.
A formação proporcionou reflexões sobre a infância, principalmente no que diz respeito ao ato de brincar, sobre as práticas pedagógicas, brinquedos e brincadeiras utilizados. Com isso enriqueceu o conhecimento da equipe sobre o assunto e trouxe um momento nostálgico de lembranças da infância, das experiências com brincadeiras e brinquedos que tiveram e brincaram quando eram pequenas/os.
“Agora aguardamos ansiosas/os por um segundo momento dessa formação, presencialmente, assim que o isolamento social acabar. Nossa gratidão a Cacá por nos proporcionar uma tarde maravilhosa de grande aprendizado”, ressalta Rute Santos, coordenadora do projeto.
O Projeto Curupira - arte-educação ambiental e agroecologia há mais de 10 anos trabalha de uma forma lúdica as temáticas relacionas à agroecologia, agricultura familiar e direitos humanos em dezenas de escolas na região da Zona da Mata mineira. Mas desde o início da pandemia, com o fechamento das escolas e a necessidade de se manter o distanciamento social, a equipe Curupira vem aproveitando o momento para realizar, de forma remota, diversos espaços formativos. Além da utilização de documentários, filmes e artigos para realização destas atividades, e das ferramentas digitais, a equipe tem contado também com a participação de parceiras/os ligados à educação e à agroecologia. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas pelo Curupira nos últimos anos, acesse a nossa biblioteca.
Autor: Simone Maulaz (Equipe Curupira)Fonte: Edição Wanessa Marinho