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Agroecologia e Educação Inclusiva - Projeto Curupira realiza módulo II da formação para professorxs

 O encontro virtual teve como tema: ‘Agroecologia e Educação Inclusiva’ e foi facilitado pela professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, Cristiane Rocha de Oliveira, pela pedagoga e psicopedagoga, Iracema Silva, e pelo psicólogo e professor Wendel Batista.

A coordenadora do Curupira, Rute Santos, destacou que houve uma abordagem detalhada sobre a temática e que o momento foi apenas um pontapé inicial para os diálogos em relação à educação inclusiva já que, segundo ela, essa é uma pauta necessária que deve ser de conhecimento de todas e todos e que precisa ser contínua.

“Os facilitadores trouxeram vários conceitos, como a educação inclusiva funciona na prática, políticas públicas e leis que garantem que as pessoas com deficiência possam ter acesso de qualidade garantido nas escolas. Além disso, foi muito válido para entender a diversidade das deficiências que existem e como nós, enquanto educadoras e educadores, podemos desenvolver ferramentas e métodos para receber essas pessoas de uma forma mais inclusiva, carinhosa e respeitosa no ambiente escolar”, pontuou.

Para Rute, um dos pontos mais relevantes levantados no curso foi a importância dos profissionais da educação se atentarem para as necessidades específicas das crianças, adolescentes e adultos e respeitarem as formas de aprendizado deles. “Devemos desenvolver um olhar mais sensível para essas pessoas, acolhendo suas diferenças e potencialidades”, concluiu.

Com a autorização das pessoas que participaram, este encontro virtual foi gravado e o vídeo está disponível no canal do youtube do CTA-ZM. Para assistir, acesse o link: https://youtu.be/smG923cB0Ho

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