comunicacao@ctazm.org.br

Certificação Participativa no Polo Agroecológico da Zona da Mata é tema de dois novos boletins Nossa Roça

Reconhecida por lei como Polo Agroecológico e de Produção Orgânica, a Zona da Mata mineira tem uma histórica luta protagonizada por famílias agricultoras, suas organizações e movimentos em defesa de outras formas de produzir e consumir alimentos saudáveis e livres de venenos, e de se relacionar com respeito e justiça social e ecológica. Uma riqueza de experiências perpassa a prática produtiva cotidiana, a mobilização para a transformação social das comunidades e a construção de conhecimento científico aliada ao conhecimento popular. Sempre se transformando, o território agora vivencia a criação de um Sistema Participativo de Garantia (SPG), que certifique a qualidade orgânica dos alimentos aqui cultivados.

Desde maio de 2019, o SPG vem articulando agricultoras/es, comunidades tradicionais, grupos produtivos, sindicatos, associações, cooperativas, organizações de assistência técnica, instituições de pesquisa e ensino, consumidoras/es e comunidades locais, em diferentes encontros em nível regional, municipal e local.

Com princípios fundamentais como a autonomia, a confiança e a participação ativa, no SPG não é um técnico ou uma empresa que verifica se a produção obedece às normativas que regem a produção orgânica, mas são as próprias agricultoras e agricultores que fazem o controle social, amparados por uma rede plural de atores, co-responsáveis pela verificação da conformidade. Assim, mais do que possibilitar o selo orgânico, a certificação participativa é um processo capaz de fortalecer o trabalho das famílias, das organizações e do território como um todo.

Para ampliar o entendimento sobre o SPG e dialogar com as comunidades, duas novas edições do boletim “Nossa Roça Tecnologia Social” foram produzidas pelas equipes do CTA e UFV, respectivamente vinculadas aos projetos “Rede de Agroecologia da Zona da Mata” ( ECOFORTE- Projeto 17.231) e "Constituição e desenvolvimento de um sistema participativo de garantia da qualidade orgânica dos produtos da agricultura familiar na Zona da Mata de Minas Gerais" (TED UFV-MAPA). Conheça os materiais!

No Nossa Roça Tecnologia Social nº 10, abordamos a importância da certificação orgânica; os diferentes modos de comprovar a qualidade orgânica reconhecidos pelo Ministério da Agricultura; além dos princípios e frutos da Agroecologia e da Certificação Participativa no Polo Agroecológico da Zona da Mata.

No Nossa Roça Tecnologia Social nº 11, falamos sobre os mecanismos de controle social que garantem a qualidade orgânica da produção; sobre a responsabilidade solidária; e sobre como tem se estruturado o SPG na Zona da Mata, apresentando tanto os atores envolvidos quanto seus mecanismos de participação.

Autor: Angélica Almeida (Edição Wanessa Marinho)

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000