comunicacao@ctazm.org.br

Com apoio da Fundação Banco do Brasil, CTA-ZM distribui 21 toneladas de alimentos agroecológicos em Viçosa (MG)

O gerente geral da agência Banco do Brasil em Viçosa, Diego Lima, destaca que uma ação tão importante como esta só é possível porque existem várias pessoas e empresas envolvidas:

“A iniciativa do CTA tem o apoio da BB Seguros e o Banco BV, empresas do conglomerado Banco do Brasil, além da cooperativa de crédito COOPERFORTE, que destinaram recursos à Fundação Banco do Brasil para ações de assistência social, prevenção e combate à pandemia de Covid-19. Além destas empresas, tivemos ainda o importante apoio da ActionAid e da Rede Raízes da Mata na articulação logística”.

As famílias agricultoras agroecológicas da Zona da Mata mineira também são grandes protagonistas desta ação, fornecendo o que nós chamamos de comida de verdade: alimentos frescos, saudáveis e sem uso de agrotóxicos. “Isto nos proporcionou a oportunidade de conseguir produtos de alta qualidade, de culturas agroecológicas, ao mesmo tempo que geramos renda na região”, destaca Diego Lima.

As cestas contêm feijão, fubá, canjiquinha, inhame, batata doce, abóbora, limão, mexerica, laranja, limão doce, banana, abacate, açúcar mascavo, farinha de mandioca, farinha de milho crioulo e barras de sabão caseiro. Além de cinco toneladas do famoso arroz agroecológico do MST. Tudo produzido com todo carinho pelas famílias do campo para ajudar as famílias da cidade.

Esta ação foi muito especial para a presidente da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz (Coofeliz), Sandra Hottes Alves: “A nossa sensação é do dever cumprido. Muitas pessoas foram beneficiadas e isso pra nós, enquanto cooperativa, é o que nos realiza, é o que coloca pra gente a certeza de que o nosso trabalho está sendo valorizado e ao mesmo tempo a gente está ajudando pessoas”.

Sandra, que também é coordenadora geral do CTA, se emocionou ao contar sobre a reação das famílias agricultoras quando foi buscar os alimentos: “Ver o brilho no olhar de cada um foi uma perfeição. Não tem preço a alegria dos agricultores de saber que outras famílias estão sendo beneficiadas com esses produtos, além de poder melhorar a renda da sua própria família”.

Diego Lima acrescenta o quanto é importante que “cada vez mais agentes da sociedade tenham consciência que juntos poderemos atravessar esta situação”. E, para quem pode contribuir, “a Fundação Banco do Brasil continua recebendo doações para apoiar ações de prevenção e combate ao novo Coronavírus. Os recursos serão utilizados para assistência social, alimentação, cuidados com a saúde, aquisição de insumos e equipamentos hospitalares e repassados à sociedade por meio de entidades privadas sem fins lucrativos e com notória atuação nas áreas de assistência social e saúde”.

 

As doações podem ser feitas por cartão de crédito, débito e transferências em conta corrente.

Banco do Brasil (001)

Agência: 1607-1

Conta corrente: 19.000-4 – Coronavírus FBB

CNPJ: 01.641.000/0001-33

 

Mais informações você encontra em: coronavirus.fbb.org.br.

Autor: Wanessa Marinho (fotos: Rodrigo Carvalho)

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000