O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), a convite da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), enviou dois representantes para a posse presidencial que aconteceu no dia primeiro de janeiro, em Brasília (DF). Na oportunidade, Dilma Rousseff e Michel Temmer foram reconduzidos aos cargos de presidenta e vice-presidente e os 39 ministros nomeados também tomaram posse.
Guto Lopes e Angélica Almeida, assessores do CTA, tiveram acesso ao Palácio do Planalto e acompanharam de perto a cerimônia. Para Guto Lopes, o momento foi importante para desmistificar a relação com Brasília e tornar mais próxima e palpável a política. “Deu para perceber também a adesão popular ao projeto de governo. No espaço em que estávamos, havia a presença de várias lideranças de movimentos sociais. O que não quer dizer que seja uma adesão sem críticas e sem pressões para que mudanças ocorram em benefício de todos”, relata.
Mudanças estas lembradas por Dilma Rousseff em seu pronunciamento no Parlatório, para a multidão que estava na Praça dos Três Poderes: “A população quis que ficássemos porque viu o resultado do nosso trabalho, compreendeu as limitações que o tempo nos impôs e concluiu que podemos fazer muito mais. O recado que o povo brasileiro nos mandou não foi só de reconhecimento e de confiança, foi também um recado de quem quer mais e melhor”.
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, 40 mil pessoas presenciaram a posse na Esplanada dos Ministérios. Além da população em geral, compareceramsenhoras e senhores Chefes de Estado, Chefes de Governo, Vice-chefes de Estado e Vice-chefes de governo do Chile, China, Estados Unidos, Rússia, Suécia Uruguai e Venezuela.