comunicacao@ctazm.org.br

CTA-ZM celebra 34 anos em luta pela agroecologia e a agricultura familiar

Com sede na Violeira, em Viçosa, a Organização trabalha em parceria com Sindicatos de Trabalhadores Rurais, agricultoras e agricultores familiares, organizações sociais, governos e parlamentares, universidades e centros de pesquisa e extensão.

A missão do CTA é promover a agroecologia como ciência, prática e movimento, através de ações socioassistenciais de assessoramento, defesa e garantia de direitos para a contribuição e fortalecimento das organizações, a equidade nas relações de gênero e gerações, e a melhoria da condição de vida das famílias agricultoras nas dimensões: econômica, social, ambiental, política e cultural.

Atualmente a entidade atua em quase 20 municípios por meio dos programas: Mulheres e Agroecologia, Educação e Agroecologia, com os projetos Curupira e Conviver, e o programa Sociobiodiversidade. Além disso, promove ações em rede em todo o Brasil e em parcerias internacionais.

O trabalho e as articulações do CTA foram fundamentais para que a Zona da Mata fosse reconhecida pela lei estadual 23.207 como um Polo Agroecológico e de Produção Orgânica. A legislação, de 2018, tem o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica na região, e o CTA-ZM segue atuando junto às comunidades e ao poder público na busca por abertura de mercado para produtos agroecológicos e valorização dos saberes, culturas e territórios dos povos da Zona da Mata mineira.

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000