comunicacao@ctazm.org.br

CTA-ZM e torcida organizada Máfia Azul de Viçosa distribuem roupas nos bairros Nova Viçosa e Buieié

As doações realizadas na última semana aconteceram em parceria com a Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (APOV, em Nova Viçosa) e com a Associação de Moradores do Buieié.

As milhares de peças de roupas são remanescentes das doações recebidas pela Escola Municipal João Francisco da Silva, no distrito de Cachoeirinha, em fevereiro deste ano por conta das enchentes que atingiram Viçosa e região. A voluntária Andressa Sales Cardoso explica que na época receberam mais de 20 mil peças de roupas, o que permitiu atender as diversas famílias desabrigadas pelas chuvas, além de grande doação aos moradores de Viçosa, Teixeiras, Cajuri e São Miguel do Anta, por exemplo. Entretanto, desde o início do isolamento social, a distribuição foi suspensa por questões de segurança, mas destiná-las a quem precisa, em boas condições de uso, continuou sendo uma preocupação.

Andressa foi uma grande apoiadora do CTA-ZM na ação de entregas de alimentos agroecológicos para famílias em Cachoeirinha e foi a partir desse contato que firmou-se a parceria para mais uma importante ação de solidariedade: a doação das milhares de peças de roupas que estavam armazenadas na sua casa. “Ajudar as pessoas é importante em qualquer época da nossa vida. O bem e a solidariedade fazem parte da minha trajetória de vida, faço trabalhos voluntários no Lar dos Velhinhos e na minha comunidade. Sempre fui militante da ação do bem para o bem”, ela explica.

Os integrantes da torcida organizada Máfia Azul também fizeram questão de apoiar esta ação. Matteus Rodrigues, diretor do comando Viçosa, destacou que ações sociais são muito importantes para a torcida e unir forças com o CTA-ZM possibilitou com que retomassem as iniciativas nesse sentido. “Estamos vivendo uma situação de calamidade pública e devemos ajudar o próximo. Como torcida, queremos fazer o nosso papel e colaborar da maneira como for possível”.

A técnica do CTA-ZM, Yolanda Maulaz, que tem atuado diretamente nas distribuições de alimentos e roupas, ressalta o quanto essas ações de solidariedade realizadas em Viçosa aumentaram o reconhecimento dos trabalhos que são desenvolvidos pela ONG, além de contribuir fortemente para seu aprendizado pessoal e profissional. “Poder ajudar as pessoas, ouví-las e levar um pouquinho de alento nesse momento tão difícil que estamos enfrentando é uma oportunidade de exercitar os melhores sentimentos que o ser humano pode expressar. É em momentos como esse que aumentamos a nossa fé e somamos mais forças para lutar por um mundo melhor.”

Vale destacar que ainda há inúmeras peças de roupas para serem doadas e já estão sendo articuladas outras entregas para que as peças cheguem às pessoas que mais precisam. Para quem não sabe, o CTA-ZM é uma ONG que trabalha pelo fortalecimento da Agroecologia, das famílias agricultoras e de populações vulneráveis em vários municípios da Zona da Mata mineira. E durante a pandemia tem se engajado também na realização de campanhas de solidariedade, especialmente em Viçosa, município onde é sediado.

Autor: Lílian Moura (edição Wanessa Marinho)

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000