Estudantes do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizaram visita ao Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), na Violeira, na última quarta-feira, 28 de agosto.
A visita teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos alunos da disciplina Comunicação e Cultura (COM 110), ministrada pela professora Mariana Bretas, do Departamento de Comunicação Social da Universidade. Esta disciplina aborda o conceito de cultura e indústria cultural, tendo como temática deste ano o alimento como elemento fundamental na cultura brasileira. Além disso, a professora promoveu um trabalho prático que incluiu o plantio de mudas de plantas como alecrim, boldo, aroeira e patchouli. As referências para o trabalho foram os livros A Cultura-Mundo, de Gilles Lipovetsky; Como Redimir um Mundo Digital, de Byung-Chul Han; e Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak.
“Eu aprendi umas coisas muito interessantes no CTA. Os medicamentos que eu costumo comprar com frequência são plantas. Também tem um jardim sensorial super bacana. Além disso, a Anjinha nos explicou que existe uma planta chamada Novalgina e que é através dela que é feito o medicamento que usamos para menstruação, cólica e outras coisas. Também serve para dor de cabeça, o que eu achei incrível, porque pensava que era o nome de uma marca”, diz Maysa Cassemiro, estudante de Jornalismo, reforçando a importância da visita para o seu aprendizado.
Fátima Oliveira ainda completa que o que mais gostou na visita foi a variedade de plantas: “O que eu mais gostei foi descobrir essa diferenciação, porque a gente conhece as plantas com certos nomes e certas propriedades, mas foi ali com a Anjinha que conseguimos descobrir coisas novas. Nós vimos a horta e foi realmente uma visita muito legal e interessante.”
O objetivo da visita foi conhecer o espaço e a história da ONG, bem como os programas e projetos que estão em execução atualmente. Além disso, incluiu a realização de uma atividade que envolveu a organização de um piquenique com os estudantes, com o propósito de promover a partilha de alimentos que possuem significados afetivos e culturais, a fim de aplicar o conteúdo abordado em sala de aula.
Autor: Evelyn Sabino