comunicacao@ctazm.org.br

Dia Internacional de Luta das Mulheres

Nós do CTA-ZM, junto com o Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (GT Mulheres da ANA), nos unimos a mais de 80 organizações que estão mobilizadas para uma série de ações virtuais e presenciais em todo o Brasil em defesa das mulheres.

Essas organizações e grupos escreveram uma carta apresentando suas reivindicações e exigências na luta pela vida das mulheres de todo o país. Nesse contexto de pandemia as mulheres estão sofrendo consequências graves como o aumento da violência doméstica e do feminicídio (o Brasil é o 5º país no mundo com mais feminicídios), o aumento da sobrecarga de trabalho, além do desemprego (visto que 65% dos desempregados são mulheres) e da fome que é uma realidade em todo o país.

A luta neste 8 de março é pelo cuidado com a saúde de todas e todos, pela vacinação, pela volta do auxílio emergencial e contra o atual governo federal.

Em Viçosa, a programação do dia 8 contará com panfletagem que, devido à pandemia de Covid-19, será entregue nas caixas de correio das casas. Haverá também um carro de som, gentilmente cedido pela Asav, circulando com mensagens das mulheres que integram o Movimento de Mulheres Olga Benário, o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Viçosa, além de diversos outros coletivos e organizações apoiadoras do movimento feminista local. Será colocada faixa no centro de Viçosa com as principais reivindicações das mulheres nesse dia de luta: “vacina para toda a população, impeachment já!"

Já na terça-feira, dia 09, representantes da luta pela vida das mulheres estarão na tribuna da Câmara Municipal de Viçosa reforçando a importância dessa luta.

Além disso, o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata circula pelas mídias sociais, a partir de hoje, um vídeo com o tema “Por que lutamos?”, com depoimentos de feministas locais, e um podcast feito em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) que trata do 8 de março, apresentando o manifesto elaborado para a data e depoimentos de mulheres de diversas regiões do Brasil.

Beth Cardoso, uma das coordenadoras do CTA, é também coordenadora do GT Mulheres da ANA, que mobiliza mulheres da agroecologia de todas as regiões do país. Em celebração ao 8 de Março, o GT Mulheres realizará uma plenária virtual na sexta-feira, dia 12, às 15h, com o tema Feminismo e Agroecologia para todas. A plenária será divulgada via mídias sociais da Articulação Nacional de Agroecologia, do CTA e de diversas outras organizações parceiras. Para saber mais, acesse o nosso Facebook e Instagram.

Autor: Lílian Moura

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000