comunicacao@ctazm.org.br

Em Rio Pardo de Minas, audiência debate políticas para agroecologia e segurança alimentar

Com objetivo de debater políticas públicas voltadas para a agroecologia e para a segurança alimentar, aconteceu, na última semana, uma audiência pública, na Câmara Municipal de Rio Pardo de Minas, município da região Norte do estado.

A reunião foi estimulada pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), por meio do projeto Agroecologia nos Municípios, em parceria com a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA). Além de agricultores familiares, participaram da audiência representantes de cooperativas, representantes de entidades sindicais e membros da comunidade da Escola Família Agrícola (EFA).

Atualmente, 90% da produção de Rio Pardo de Minas é feita por meio práticas agroecológicas. Além da alimentação, as atividades desenvolvidas pelas comunidades geraizeiras ajudam na preservação da natureza e mantêm vivas as tradições e as relações com o território. Porém, a população reclama de falta de políticas públicas para a agroecologia no município.

Maria Lúcia Agostinho, agricultora familiar, conta que, além da falta de apoio ao cultivo, existem dificuldades de escoamento da produção. Para ela, a realização da audiência pública foi um passo importante para mudar o atual cenário.

“Nós não temos nenhum apoio municipal. É fundamental fortalecer a produção agroecológica, pois por esse caminho é possível garantir a renda para os agricultores familiares e oferecer ao mercado uma alimentação saudável e sem veneno”, destaca.

Entre os encaminhamentos da reunião, foi formado um grupo de pessoas da sociedade civil que irá acompanhar a elaboração, aprovação e regulamentação de um projeto de lei que estabeleça um fundo agroecológico no município.

Fonte: Brasil de Fato MG

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000