
Além de professor do Licena, Ferrari é um dos fundadores do CTA, e contou que um dos objetivos da vivência era aprender mais sobre metodologias participativas e como aplicá-las, na perspectiva de que essas metodologias contribuem para estabelecer um diálogo mais profundo do conhecimento popular com o conhecimento científico. “Nós estamos discutindo muito isso nessa disciplina e viemos aqui hoje pra conhecer um pouco da experiência do CTA e das metodologias que o CTA vem desenvolvendo e utilizando no trabalho nas comunidades”, afirmou.
Na primeira visita, em 27/07, as/os estudantes ouviram a técnica Roberta Cardoso, do Programa Mulheres e Agroecologia, apresentar o seu trabalho no projeto GENgiBRe e as metodologias utilizadas com as mulheres nos territórios. Em seguida, uma parte do grupo permaneceu com Roberta para aprender como aplicar especificamente a metodologia do Rio da Vida, enquanto o restante seguiu conhecendo a sede da organização mais de perto. Luzia Araújo e Thiago Fialho, nossos auxiliares do bem estar, foram os responsáveis por atender esta turma (com a colaboração de Daniel Neves, técnico do Programa Sociobiodiversidade), e contaram um pouco sobre a nossa história e os projetos que desenvolvemos, mostrando também o nosso espaço, e os animais e plantas, tão bem cuidados pelos dois. Foi neste momento que Ferrari aproveitou para exercitar com o grupo algumas técnicas do diagnóstico participativo.
Durante a travessia pela sede, os estudantes também foram entendendo mais sobre a rotina diária do trabalho e refletindo sobre o tipo de perguntas e questões que podem ser abordadas durante uma entrevista semiestruturada, para que a pessoa entrevistada fique mais disposta e aberta ao diálogo. Uma das estudantes, Jaqueline Maia, se mostrou muito encantada com tudo o que viu e ouviu. “O CTA é acolhedor, né? Quando eu entrei aqui, meu colega até falou que a minha expressão mudou. E eu falei pra ele: Como não mudar? Aqui é mais natureza, é espaço família, o CTA acolhe muito a gente!”, ela ressaltou.
Ferrari também destacou todo o trabalho que Luzia e Thiago vem realizando: “O que eu vejo é que depois que eles vieram pra cá, eles mudaram a cara do CTA. E eu acho muito importante esse trabalho que eles fazem aqui, então foi uma forma também de dar visibilidade, porque eu mesmo queria saber mais a fundo qual era o trabalho, o que que eles faziam, e acho que foi legal, os estudantes gostaram muito de conhecer”. Para Luzia Araújo foi uma alegria receber e conversar com o grupo: “Eu fiquei muito feliz de ser lembrada e reconhecida”, disse.
Na segunda visita, em 03/08, o grupo todo retornou para fazer a devolutiva, uma etapa importante das metodologias, quando socializaram e apresentaram para a equipe CTA o que aprenderam e refletiram sobre esta vivência e a sua trajetória durante o curso. Ao final, a estudante Gus Costa Rosa leu uma poesia (escrita por ela mesma e inspirada na vivência), que nós também compartilhamos com vocês. Todas as fotos dessa importante visita você encontra aqui.
"CTA"
Gus Costa Rosa
Ces tá ligado que nois combina
Viva a natureza
Esse é o nosso ponto de vista
Falando em vista
Que lugar bonito do cara**o
Ces arrasaram
Difícil descrever tudo aquilo que sentimos
Que nos permitimos a observar
Conectados a natureza
Desde a comida até o ar que nois respira
Cuidam do ambiente e dos animais
Tratam a natureza como um só corpo
Afinal somos todes iguais
Temos e lutamos pelos mesmos ideais
Sem agrotóxico na plantação
Uma pinguela maneirassa
Ainda tem o espaço que o Thiago construiu
Estilo praça
Pedras e plantas moldam o espaço
A Luzia explicando o lugar
Já nos sentimos abraçados
Agraciados
Agradecidos
Abençoados por estarmos vivos
Aconchego demais
Nos sentimos acolhidos como se estivéssemos na casa dos nossos pais
O professor Eugenio ajudou a construir
Ajudou a plantar
Hoje, 35 anos depois, podemos usufruir
Ver as maravilhas da outra geração
Grato por nos permitir fazer parte da sua história
Seus olhos lacrimejam quando fala da sua memória
Da pra ver na sua face
Que essa fase foi maravilhosa
Mesmo com os perrengues apoiou indiretamente
Mesmo que no início vc estivesse sempre presente
"Ninguém chegou querendo ensinar nada e sim fazer uma troca de conhecimentos"
Troca de saberes
Permuta, trilhas legais
Educação em espaços formais e informais
Um verdadeiro laboratório vivo, com experiências reais
Vimos a trilha do EIV
Antes tudo era plantação de arroz
Hoje tem muito mais diversidades
Além do chiqueiro
Galinheiro e o jardim filtrante com folhas gigantes
Tem lugar pros visitantes dormirem
E a casa de um projeto social
A cozinha, o escritório
A bem vinda
Tem vidas
Trocas
Tem comidas
Feiras e o CTA segue no seu ideal, no seu ensinamento
Obrigado Roberta e Daniel pela iniciação
Obrigado Luzia e Thiago
Por nos guiar nessa visita
E nos mostrar com carinho e dedicação
Cada conquista
A Anginha não estava presente, mas o nome foi citado
Obrigado a todos por manter vivo esse lindo legado.
Autor: Wanessa Marinho