comunicacao@ctazm.org.br

Fogueira de São Pedro acontece neste domingo (28) em Espera Feliz

Toda vez que a Fogueira de São Pedro, ou Fogueira do Farinhada, se acende a Cultura Popular e a Fé se fortalecem. São 44 anos de uma tradição que começou com uma promessa feita pela mãe do educador e artista popular Sebastião Estevão, o Farinhada, e hoje é um símbolo da Cultura Popular da Zona da Mata Mineira.

Este ano, por conta da pandemia do coronavírus a realização da Fogueira se tornou um desafio, mas a força dessa tradição resistirá à atual conjuntura retomando a maneira como foram feitas as primeiras cerimônias. Em 2020 a celebração acontecerá apenas entre os familiares.

Sebastião Farinhada diz que foi preciso se adequar para garantir a segurança de todos. “Muitas pessoas se programam para estar com a gente e nós recebemos todos com muito prazer, mas o aumento dos casos na região nos faz compreender que o momento agora é de respeitar a todos e agradecer a deus por estarmos com saúde”.

No próximo domingo, 28 de junho o assentamento Padre Jésus receberá a celebração com o levantamento do Mastro em homenagem a São Pedro e o acendimentos da fogueira respeitando as medidas de segurança contra a contaminação pelo coronavírus, mas mantendo a tradição viva. Quem quiser acompanhar a Fogueira em casa vai poder assistir à transmissão ao vivo pelo Facebook no perfil Sebastião Farinhada a partir das 18h.

“Faremos o momento celebrativo à São Pedro desde já firmando um compromisso com a Cultura Popular e esperando que em 2021 possamos receber muitas caravanas da Agroecologia, do Movimento Negro e todos que fazem a festa com a gente”, afirmou Farinhada.

Saiba mais sobre a história dessa celebração linda na edição do "Nossa Cultura na Roça" disponível na biblioteca do nosso site.

Autor: Lílian Moura

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000