Mestra referência na Capoeira Angola participa de encontro em Viçosa

Fundamentos e movimentação da Capoeira Angola, história dos ancestrais, dança afro, maculelê, samba de roda, e a tradicional roda de capoeira foram algumas das atividades desenvolvidas durante todo o final de semana (de 13 a 15 de junho) na sede do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM).

O Encontro de Capoeira Angola contou com a importante presença da Mestra Tisza, uma das grandes mulheres da Capoeira Angola na atualidade, que veio da vila de Serra Grande – BA para compartilhar o seu conhecimento com crianças, jovens e adultos do Projeto Conviver (desenvolvido pelo CTA), e também com convidados de outros grupos.

Com experiência no mundo da capoeira desde o início da década de 80, a participação de Mestra Tisza no encontro representou um grande momento para que as meninas do Conviver tivessem contato com essa referência feminina e com todas as histórias que ela tem para contar. A Mestra aproveitou o espaço também para enfatizar o empoderamento da mulher na capoeira, que até a década de 50 não era bem aceita nas rodas, mas que atualmente consegue conquistar os lugares de mestres da capoeira e da tradição oral:

“Eu continuo sendo a favor desse aprendizado que a capoeira e a cultura oral me deram, de aprender bem aquilo que eu tenho que saber para que eu possa me expressar dentro do que eu faço. Mas a verdade é que existe ainda um longo caminho a ser trilhado para que a presença da mulher e o que ela realiza não seja mais invisibilizado e para que a posição e o espaço que ela ocupa seja referido e documentado na história da capoeira”, destacou.

Sobre o Projeto Conviver, Mestra Tisza elogiou a atitude dos professores, que segundo ela demonstram um “prazer enorme” nas atividades que realizam. “Eles acreditam ideologicamente naquilo que estão fazendo e na importância desse trabalho de envolver a comunidade do entorno do CTA através da cultura, da arte, da dança, dos jogos, da comida, da fala e das ideias. Todo esse exercício fortalece a identidade cultural do indivíduo que começa a ter uma visão mais empoderada daquilo que ele faz e de quem ele é. A capoeira ensina que a felicidade está onde você está, então que sejamos felizes no lugar em que estamos. É isso o que eu sinto no projeto Conviver”.

O Conviver atua há mais de dois anos nas comunidades próximas à sede do CTA, como Violeira, Zig Zag, Buieié e Estação Velha. O projeto tem como principal objetivo promover atividades que resgatem valores como solidariedade, respeito, cooperação, direitos humanos e inclusão social.

Autor: Wanessa Marinho

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000