comunicacao@ctazm.org.br

Modelo agroindustrial está relacionado com pandemias virais, apontam especialistas

Uma dessas vozes é do filogeógrafo e biólogo estadunidense Rob Wallace. O cientista explica que a razão está na tentativa do agronegócio buscar o controle de todas as formas de natureza. Por exemplo, o fato de colocar uma quantidade massiva de animais de criação confinados em locais fechados e com controle do metabolismo pode resultar em doenças pandêmicas como as conhecidas gripe aviária e gripe suína.

A argumentação é mantida por outros especialistas pelo mundo, a exemplo do agrônomo Gabriel Fernandes, que é assessor técnico do Centro de Tecnologias Alternativas (CTA). Gabriel ressalta que além do modelo agroindustrial no Brasil, é necessário se discutir também a destruição da biodiversidade. As queimadas no bioma amazônico, por exemplo, reduziram as distâncias entre animais silvestres, criação animal e seres humanos, sendo mais um exemplo de vetor para possíveis fenômenos infecciosos em massa.

“Para evitar a repetição ou agravamento desse cenário no futuro - ou a médio e curto prazo - as causas estruturais desse modelo que não consegue avançar sem destruir os recursos naturais devem ser enfrentadas. É aqui que entra a agroecologia como parte da resposta”, salienta.

A reportagem completa você encontra na Rádio Brasil de Fato, neste link aqui.

Fonte: www.brasildefato.com.br

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000