comunicacao@ctazm.org.br

PESB abre período de mobilização e divulgação do edital de eleição para o seu Conselho Consultivo

Nesses últimos anos vimos enfrentando alguns desafios na região do Parque e na Serra dos Puri[2] como um todo. O principal deles é o avanço da mineração que se tornou uma realidade concreta e que ameaça os territórios das comunidades e os bens naturais da região. Atualmente, há processos minerários a fim de explorar bauxita, ouro, granito, lítio, entre outros minerais na região. Legalmente, não pode haver exploração no Parque.

O próximo Conselho Consultivo eleito irá contribuir diretamente no processo de revisão do Plano de Manejo do Parque. O Plano é o documento que estabelece o zoneamento e as normas da Unidade de Conservação. Ele dita as regras do Parque, sendo elaborado a partir dos objetivos e da realidade e contexto socioambiental atual da região.

Os objetivos do Conselho Consultivo são:

- Oferecer transparência para a gestão da UC (Unidade de Conservação) por meio de controle social;

- Contribuir para a elaboração e implantação do Plano de Manejo; e

- Integrar a UC às comunidades, setor privado, instituições de pesquisa, ONGs, poder público, assim como às outras Áreas de Proteção situadas no entorno.[1]

Neste atual contexto, a participação da sociedade civil organizada, dos moradores e moradoras do entorno e dos Povos e Comunidades Tradicionais da região no processo eleitoral para a composição do conselho é de suma importância para que possamos garantir a participação social e o projeto socioambiental que queremos para o território: Um território do Bem Viver, um Território Livre de Mineração.

Onde tem Agroecologia, não tem Mineração! Mineração AQUI NÃO!

 

 

[1] PALMIERI, Roberto; VERÍSSIMO, Adalberto Conselhos de Unidades de Conservação; guia sobre sua criação e seu funcionamento. Piracicaba: Imaflora, SP; Belém: Imazon, PA, 2009.

[2] Há um movimento social e legislativo que propõe alterar o nome da Serra do Brigadeiro para Serra dos Puri, considerando a população local originária Puri e o crescente processo de autorreconhecimento étnico desse povo nos últimos anos. O Projeto de Lei (n. 1.133/2023) é de autoria do deputado estadual Leleco Pimentel, e mobilizado e proposto pela ressurgência Puri durante a XIV Troca de Saberes.

 

Fotos: Reprodução de serradobrigadeiro.com.br

Autor: Isabela Pasini
Fonte: Comissão Regional de Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000