Projeto Conviver e Espaço Florescer realizam Festa Junina na VioleiraA Festa Junina promovida pelo projeto Conviver, desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Alternativas, e pelo Espaço Florescer reuniu centenas de pessoas no Dom Mingote (Violeira), no último domingo (5). O evento contou com a presença da banda Trem Mineiro que animou a noite e ajudou a espantar o frio com muito forró.

 

 

As crianças e os jovens atendidos pelo Conviver abriram a festa com uma roda de capoeira angola. O axé continuou com a apresentação de Maculelê feita pelas mulheres que participam das aulas de Consciência Corporal, também oferecidas pelo projeto.

 

 

E como em toda boa Festa Junina, teve quadrilha, jogos, brincadeiras, fogueira e comidas típicas. Luiz Henrique é morador da Violeira e destacou que a festa serviu como ponto de encontro da comunidade.  “Foi um momento de conhecer pessoas e se divertir. Cheio de cultura, com o Maculelê, a capoeira, música e prosas”. Quem também aproveitou a festa foi a moradora do Buieié, Rosilaine dos Santos. Ela contou que leva o filho para as aulas de capoeira do Conviver há um mês e afirmou que gostou de tudo, “principalmente de ver meu menino se apresentando”, ressaltou.

 

 

O técnico do CTA Matheus Garcia, se mostrou satisfeito com o resultado da festa e apontou a importância do trabalho em conjunto para o sucesso da celebração. “Toda a equipe do projeto pensou no espaço e na decoração junto com as mulheres que participam da aula de consciência corporal, e com as famílias das crianças que participam da capoeira. Construímos essa festa juntos. Fizemos um mutirão pra enfeitar, organizar as barracas, fazer as comidas, e é isso que a gente queria, integrar as pessoas das comunidades, do CTA e outros visitantes para um conhecer mais o outro e festejar também”.

 

 

Myrian Fernandino é educadora no Espaço Florescer e também atua no projeto Conviver. Ela considerou a festa como uma “experiência maravilhosa” e lembrou que as crianças participaram de todo o processo. “Todo mundo trabalhou muito, as crianças vieram ajudar e se sentiram super envolvidas. Elas ajudaram na produção das prendas e das bandeirinhas”.

 

 

Thyaga, da banda Trem Mineiro, falou sobre a emoção de se apresentar na Violeira e, principalmente, da satisfação de poder levar a música, a arte e a educação para o desenvolvimento das crianças. “A luta por um mundo melhor faz parte do trabalho do Florescer, do Conviver e do CTA. E essa festa juntou todas essas pessoas que puderam ouvir o som que o Trem Mineiro faz, e foi uma experiência incrível. Parabéns a todos e que a gente possa seguir lutando por espaços culturais e momentos assim”. 

Autor: Lílian Moura

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000