Projeto Conviver promove tarde de integração com feijoada e show de prêmiosNo domingo, dia 07, o projeto Conviver realizou um feijoada solidária na Violeira. Além do delicioso almoço, a tarde contou com a tradicional roda de capoeira e apresentações musicais, com o DJ Adriano e a dupla Janaína e Daniel. O show de prêmios, que começou às 15h, foi um dos pontos altos do evento que reuniu vários moradores do bairro e do seu entorno. 

  

A sortuda Gabriela Regina ganhou dois prêmios seguidos no show de prêmios. Ela confessou que geralmente tem sorte nesse tipo de evento e aproveitou para destacar o clima agradável da tarde e as pessoas que estavam ali reunidas, colaborando com o projeto. 

  

Cacá Teixeira também foi uma das ganhadoras. Participante do Conviver, junto com o seu filho Iuri, ela fez questão de ressaltar o quanto o projeto é importante para aproximar os moradores das comunidades vizinhas ao CTA. “Aqui na Violeira nós não temos uma praça, nós não temos um centro comunitário de convivência, então o CTA também acaba tendo esse papel de estimular a trocas de experiências, de conhecimentos e influências muito benéficas para toda a comunidade do entorno. E o projeto Conviver representa essa possibilidade de despertar as pessoas para a importância da convivência comunitária, do bem viver, de compartilhar, através de um trabalho que passa pela arte, pelo cuidado com o corpo, pela questão da cultura, da convivência entre jovens, crianças, adultos e terceira idade também”, elogiou. 

  

Aberta a todo o público, a feijoada também contou com a presença de moradores que não participam do Conviver, mas que aproveitaram o evento para apoiá-lo e para vivenciar um momento de interação com os vizinhos. Morador da Violeira há três meses, o italiano Gabriele Ridolfi destacou que esta foi uma oportunidade de reunir pessoas e compartilhar experiências. “Eu acho que foi muito bom. Especialmente quando você mora na roça, você fica mais distante porque as casas são um pouco mais escondidas e esses momentos são importantes pra você encontrar e conhecer as pessoas”. 

  

Para realizar a feijoada solidária e o show de prêmios, o Projeto Conviver contou com o importante apoio de comerciantes viçosenses, como Supermercado Escola (Funarbe), MG Bicicletas, Vivenda Naturales, Ornatus in Madeira, Boutique Vermelho Pimenta, Naturalmente, Espaço Livre, Casa Econômica, Livraria Nobel, Casa São José, Armarinho do Antônio, Madame Afrodite, Padaria Mãos de Fibra, Novo Suíno, Supermercado Amantino, Karlla Siqueira, Silvia Leite, Boa Gula, Cozinha da Luciana, Mil Peças, Caminho Livre, Imperial Tatoo, Bazar 80, Loja do 20, O Boticário, Rachel's, Experimenta, Aconchego, Safira, Korpos, Supermercado Silvestre, Lazuli, Lojão das Fábricas, Companhia do Mar, Casa das Meias, Mundo das Opções, Mundo Místico e Rita Sampaio Acessórios. Toda a renda do evento será revertida para o projeto e para o desenvolvimento de suas atividades. A equipe do Conviver agradece a colaboração de todos os envolvidos para dar continuidade a essa valiosa iniciativa. 

   

  

Sobre o projeto: 

 
Atuando há dois anos nas comunidades próximas à sede do CTA, como Violeira, Zig Zag e Estação Velha, o Conviver atende aproximadamente 50 crianças, jovens, mulheres e homens e tem como principal objetivo promover atividades que resultem no fortalecimento das relações entre os membros familiares, e que resgatem valores como solidariedade, respeito, cooperação, direitos humanos e inclusão social. Com essa proposta, o projeto desenvolve as seguintes ações: 

 

        • Criação de ambientes onde o público possa desenvolver suas habilidades, autonomia e liberdade de expressão;
        • Atividades para o despertar da consciência ambiental, possibilitando acesso à saúde e ao bem estar; 
        • Organização de encontros e eventos; 
        • Aulas de Capoeira para crianças e jovens; 
        • Aulas de alongamento e fortalecimento; 
        • Espaços de arte e educação com bases e princípios da pedagogia Waldorf; 
        • Espaços de capacitação e formação profissional para homens e mulheres (como cursos de Roçadora, Pintura, Jardinagem etc.); e 
        • Apoio a iniciativas de grupos de trabalhos na comunidade do Zig-zag (como grupos de artesanato e costura).  

 
Todas estas atividades acontecem semanalmente e são permeadas pelo viés das temáticas pertinentes à agroecologia, como equidade de gênero e fortalecimento da autonomia das mulheres; arte-educação-ambiental; apoio à juventude rural e urbana; ação em redes; políticas públicas para a agroecologia e para a agricultura familiar, políticas ambientais e agrosociobiodiversidade.

Autor: Wanessa Marinho

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000