O último sábado (5) foi marcado por vários momentos especiais para os agricultores familiares do município de Divino e para todos que, de alguma forma, integram e fortalecem a agroecologia dentro da cidade e na Zona da Mata mineira.
O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), através do projeto ECOFORTE (Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica) realizou a entrega de um trator novo para o grupo “Criação de Animais” que envolve atualmente sete famílias em três comunidades rurais de Divino: Vargem Grande, Morro Redondo e Taquaraçú. Na mesma data, também aconteceu a entrega de um Palio 0 km para o Sindicato da Agricultura Familiar de Divino (SINTRAF).
Breno de Mello Silva, coordenador técnico do CTA-ZM, explica que 50% dos recursos do ECOFORTE são destinados à compra de equipamentos e a outra metade aos custeios do projeto. Breno enfatiza que o carro vai ser de muita utilidade porque o automóvel vai ajudar o SINTRAF na formação e articulação do movimento agroecológico na região, já que a entidade não possui veículo próprio e as atividades são diversas e em vários locais diferentes. O coordenador ainda destaca o trabalho e empenho dos agricultores familiares que a partir de agora serão beneficiados também com o trator: “eles já compraram uma carretinha por conta própria e poderão facilitar ainda mais o trabalho com silagem, esterco, transporte de alimentos e animais. Isso tudo é muito importante para o desenvolvimento da agroecologia aqui na região”.
Paulo Sérgio Gomes é um dos agricultores familiares que vai fazer proveito principalmente do trator. Ele convive todos os dias com as dificuldades impostas por burocracias ou falta de apoio no campo e, também por isso, avalia a importância do projeto: “Esses equipamentos que a gente tem conseguido através do ECOFORTE só têm feito os grupos ficarem animados a diversificar e melhorar as condições porque se fosse pra gente comprar um trator desse, a gente não conseguiria nunca”.
De acordo com Maria Eliete Costa, atual presidente do SINTRAF de Divino, o carro será de grande importância para todos que estão envolvidos no movimento. “A gente sempre tinha o problema de ficar procurando carona, arrumando carro de fora... E às vezes, muitas articulações ficavam paradas e travadas por causa disso”, afirmou.
O que é e como funciona o ECOFORTE?
A proposta do ECOFORTE surgiu a partir da construção do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO). É um projeto financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Fundação Banco do Brasil, com o apoio do Governo Federal, no intuito de apoiar as redes de agroecologia incentivando as práticas de manejo sustentável da sociobiodiversidade e os sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica em todo o país.
Entre as organizações que se inscreveram para o projeto, o CTA de Viçosa teve destaque ao ser aprovado em primeiro lugar na Região Sudeste e ter alcançado a terceira maior pontuação no Brasil. Na Zona da Mata mineira, o projeto atua em 20 municípios, trabalhando em parceria com 63 organizações, como associações, cooperativas, Escolas Família Agrícola, Sindicato de Trabalhadores Rurais, universidades entre outros.
Autor: Weliton Mateus