O projeto “Inovações em Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção, Tecnologias e Conhecimentos Apropriados às Famílias Agricultoras e de Povos e Comunidades Tradicionais do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata de Minas Gerais”, mais conhecido como “TED do Polo”, é uma conquista do movimento agroecológico da região da Zona da Mata mineira.
As principais atividades do projeto estão organizadas em quatro eixos: (i) diagnóstico socioambiental e socioeconômico do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata; (ii) formações para a promoção da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, mulheres e jovens rurais do Polo; (iii) planejamento, monitoramento e avaliação para a consolidação do Polo; e (iv) comunicação e difusão das ações desenvolvidas no âmbito do Polo.
Composto por uma equipe multidisciplinar, o TED do Polo teve início em março deste ano e, deste então, vem realizando uma série de atividades como intercâmbios agroecológicos, formação com lideranças, encontro de mulheres e debates contra a mineração. “Com este projeto espera-se maior acesso à tecnologias apropriadas e aos processos de inovação de práticas e conhecimentos agroecológicos dos e por parte dos agricultores e povos e comunidades tradicionais, com especial atenção às mulheres e às juventudes. Assim, espera-se aumentar a qualidade e a quantidade da produção agroecológica na região, reforçar a organicidade do Polo e maior difusão das informações do Polo”, é o que destaca a coordenação do projeto.