comunicacao@ctazm.org.br

Saúde e saberes ancestrais são tema do podcast Nossa Prosa

Os saberes ancestrais passados de geração em geração, e experenciados por cada uma delas, é trazido em três episódios. As convidadas Mayô Pataxó, mestra em saberes ancestrais indígenas e Vera Lúcia Ferreira, agricultora agroecológica, contam no primeiro programa, como receberam os conhecimentos que praticam e a importância de cultivar, cuidar da terra e se atentar também ao poder da comida de verdade para para curar e manter a saúde.

No segundo episódio, Dora Feital, coordenadora da Casa da Cura, e Lourdes Laureano, coordenadora da Articulação Pacari – Raizeiras do Cerrado, falam sobre suas vivências e ofícios, e sobre como a espiritualidade está diretamente envolvida nas práticas da medicina tradicional e terapias que visam a saúde integral.

O meio ambiente e a biodiversidade também são tratados nos programas, uma vez que as relações entre pessoas e natureza precisam ser consideradas quando se trata de saúde. O zelo pela harmonia entre os seres na Terra garante, segundo as entrevistadas, equilíbrio e saúde para todos.

Os saberes ancestrais e a prática dessa medicina fazem parte da história e da cultura do país, mas há grandes desafios a serem enfrentados para que elas se mantenham vivas. O preconceito e desrespeito, a falta de apoio e fomento por parte do Estado são alguns deles e são debatidos no último programa. O episódio também aborda a ameaça que os agrotóxicos, o agronegócio e a mineração representam para essas práticas.

Outro assunto abordado nos episódios é a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Instituída em 2006, ela oferece 29 tipos diferentes de terapias por meio do SUS. Essa política representa uma grande conquista do povo brasileiro, sendo vista como indispensável para as convidadas dos programas.

Os episódios estão disponíveis no Soundclound e no Spotify.

Confira!

Episódio 1


Episódio 2 


Episódio 3  

Autor: Lílian Moura

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000