
Dora Feital, coordenadora do Programa Educação e Agroecologia do CTA-ZM, compartilha sobre a busca pelo fortalecimento das parcerias e do envolvimento das crianças para além do projeto: “Trazer as escolas para dentro de um ambiente onde se discute e faz a prática da agroecologia aumenta ainda mais a capacidade de aprender – não só com as crianças, mas com os professores que acompanham”.
A atividade foi realizada pelo Projeto Curupira, que faz parte do CTA-ZM e atua em parceria com 27 escolas da rede pública da Zona da Mata mineira, desenvolvendo atividades de arte-educação ambiental e agroecologia para crianças, adolescentes e jovens. Ao todo, alcança um público de mais de cinco mil pessoas.
Para Vânia Rodrigues, diretora da Escola Municipal Professor Paulo Mário Del Giudice, é possível notar o impacto das atividades na consciência ambiental das crianças. “Já percebemos muitas ações: uns chamando atenção dos outros, levando os saberes para casa, o depoimento positivo dos pais…São aprendizados que eles levam para a vida toda. É uma formação cidadã do aluno”.
Autora: Michele Sotero