comunicacao@ctazm.org.br

Série divulga receitas de seis empreendedoras em parceria com a Cozinha Escola Comunitária do CTA-ZM

Através de um momento de trocas de saberes, as mulheres ensinam o passo a passo de cada receita e a série tem como objetivo principal possibilitar o protagonismo delas na divulgação de seus trabalhos durante a formação de habilidades para promoção de oficinas que irão inspirar outras mulheres também.

“Foi muito bom compartilhar minha receita! Um momento divertido, de estar junto com todo mundo. Compartilhei minha receita e acabei conhecendo novas receitas também. Foi muito bacana a experiência!”, conta sorrindo, Mirtes Magalhães, umas das empreendedoras da cozinha.

A primeira receita divulgada é o quiche de Almeirão, produzido por Maria Luciana de Souza, do empreendimento Cozinha da Luciana. Além disso, também serão lançadas as receitas de torta vegana de taioba, da Maria Inês Cotrim (Fulô); pão de queijo, da Mirtes Magalhães; bolo de cenoura, da Edna Rosa (Edinha); bolo de abobrinha, da Efigênia Gomes (Fi); e hambúrguer vegano de feijão, da Letícia Passos (Teriva).

 

Cozinha Escola Comunitária e Agroecológica

A agricultura familiar camponesa possui um papel importante na produção de alimentos e no combate à fome no Brasil. No entanto, enfrenta diversos desafios como o processamento dos alimentos, a adequação sanitária e o escoamento da produção. Foi pensando nessas dificuldades que o projeto Ecoforte - Rede de Agroecologia da Zona da Mata de MG, desenvolvido pelo CTA e financiado pela Fundação Banco do Brasil com o apoio do BNDES, realizou, entre outras ações, a construção de uma cozinha escola comunitária e agroecológica, para apoiar e incentivar principalmente o trabalho das mulheres empreendedoras ligadas à agroecologia.

O objetivo do projeto, que deu início ao desenvolvimento da cozinha escola comunitária na sede do CTA-ZM, foi promover um espaço adequado para que os empreendimentos econômicos da agroecologia e da economia solidária e os grupos produtivos de mulheres pudessem beneficiar os seus produtos, seguindo as normas da legislação sanitária, garantindo qualidade e segurança para os consumidores, além de maior reconhecimento e possibilidade de inserção em outros mercados e supermercados, no município e em todo o estado, aumentando o volume de vendas e a geração de renda das famílias de base agroecológica.

Autor: Michele Sotero

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000