comunicacao@ctazm.org.br

Tbt: Encontro de Mulheres Puri traz reflexão sobre identidade Puri e sua relação com a Agroecologia

Refletindo práticas ancestrais de agricultura, medicina e espiritualidade em relação à identidade Puri e suas relações com a agroecologia, foi realizado nos dias 15 e 16 de abril, o Encontro de Mulheres Puri - Oficina Agricultura Ancestral Puri.

No espaço estiveram reunidas cerca de 16 mulheres Puri Uxo Txori, representantes de seus núcleos familiares nos municípios de Viçosa, Araponga, Visconde do Rio Branco, Juiz de Fora, Rio Pomba, Belo Horizonte, em Minas Gerais; como também Jerônimo e Cariacica, no Espírito Santo. Além disso, esteve presente uma representante do grupo Puri Teyxokawa.

O movimento Retomada Puri atua ativamente na região para o reconhecimento da identidade Puri, pelo Poder Público e sociedade civil, e na reivindicação de seus direitos. “Esses encontros sempre fortalecem a retomada da nossa identidade Puri, já que sabemos que a construção desta é bastante complexa, uma vez que o sistema nos tirou tudo: nossos modos de vida e nossa cultura. Restaram os traumas, o silêncio e a proibição de não poder assumir que é indígena Puri”, destaca Helenice Puri, 47, estudante de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), e liderança do movimento.

A oficina ocorreu na sede do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), localizado no distrito rural da Violeira, em Viçosa-MG, e foi organizada pelas mulheres Puri do grupo Uxo Txori.

2ª Marcha das Mulheres Indígenas

Confira os registros feitos pelas jovens da Retomada Puri na II Marcha das Mulheres Indígenas. O GT Mulheres da ANA também apoiou a participação da Retomada Puri na 2° Marcha das Mulheres Indígenas, evento que aconteceu entre os dias 07 e 11/09 de 2021, em Brasilía (DF), com o tema “Mulheres originárias: Reflorestando mentes para a cura da Terra”.

A marcha reuniu mais de cinco mil mulheres de 172 povos indígenas de todo o Brasil para se fortalecerem, reivindicando seus direitos e visibilizando a sua luta. Dentre as participantes estiveram as jovens da Zona da Mata mineira: Helena Puri, Carolina Puri e Karina Martins, que constroem o movimento Retomada Puri.

O álbum contendo os registros realizados por elas durante o evento estão disponíveis no site e podem ser acessados neste link.


Créditos
Autor: Frente de Comunicação Mov. de Retomada Puri Uxo Txori (@heloisapuri) e @carolindeh.
Edição: Michele Sotero
Fotos: Frente de Comunicação Mov. de Retomada Puri Uxo Txori @myllapkt @heloisapuri e acervo pessoal.

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000