comunicacao@ctazm.org.br

Troquinha de Saberes: fortalecimento da cultura e da agroecologia através do brincar

As crianças aprendem brincando. Brincar faz parte da infância, enquanto um direito e uma atividade cultural que desenvolve sentidos, enquanto promove lazer e aprendizado para as crianças. Pensando nisso, desde as primeiras edições da Troca de Saberes é realizada a “Troquinha”, espaço destinado às crianças, com atividades de arte-educação ambiental e agroecologia durante todo o evento.

Para Rute Santos, coordenadora do Programa Educação e Agroecologia e do Projeto Curupira, é essencial a presença das crianças no fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia, destacando a ação enquanto parte da agenda de uma bandeira de luta em relação às crianças como sujeitos de direito. “Dentro do movimento de agroecologia, nesse espaço de ciranda para as crianças e a Troquinha de Saberes, a gente vem conquistando e fortalecendo para que as crianças tenham espaços que sejam representativos para elas, representativos e inclusivos”, conclui.

O espaço que traz como tema “Por uma vida saudável: o brincar como resistência e direito nas infâncias” é desenvolvido pelos Projetos Curupira e Conviver do CTA-ZM, e com várias parceiras e parceiros atuantes na agroecologia como educadoras e educadores. Assim, os momentos buscam promover, através de contação de histórias, teatro, cirandas, músicas e brincadeiras, o fortalecimento da cultura, da identidade e a relação com a natureza, entre outros temas abordados nos espaços gerais da Troca.


Simone Maulaz, assessora técnica do Projeto Curupira, compartilha em nossa conversa sobre o poder de transformação das famílias e da sociedade através das expressões das crianças: “É um espaço político, lúdico e pedagógico que busca garantir que a criança desenvolva um conhecimento, através de oficinas de histórias, brincadeiras, dança e cantigas, compartilhando conhecimentos agroecológicos", completa.

A Troquinha contará com diversos espaços acontecendo de forma simultânea durante a Troca. Para mais informações sobre a programação, acompanhe as mídias sociais da Troca de Saberes aqui

Autora: Michele Sotero
Fotos:
Wanessa Marinho

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000